Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vote nas eleições das comissões eleitorais nesta quinta, 27/04
conteúdo

Notícias

Vote nas eleições das comissões eleitorais nesta quinta, 27/04

Votação eletrônica ocorre no horário de 7h às 22h pela internet. Saiba se haverá eleição no seu campus e como entrar no sistema para registrar o voto.
publicado: 27/04/2023 09h42, última modificação: 27/04/2023 09h42

O dia de votar para eleger os integrantes das comissões eleitorais chegou! O sistema de votação eletrônica vai receber votos dos segmentos docente, técnico administrativo e discente nesta quinta-feira, 27 de abril, no horário de 7h às 22h. O acesso à seção virtual é feito pelo endereço eleicoes.ifmg.edu.br.

No Campus Congonhas haverá eleição apenas para o segmento Docente e Técnico Administrativo. Os dois candidatos inscritos para o segmento Discente tiveram suas candidaturas homologadas e farão parte da Comissão Eleitoral do Campus na condição de titulares, cabendo ao Diretor-Geral do Campus a indicação do membro faltante, nos termos do artigo 16, da Resolução da Comissão Especial nº 1/2023.

Para votar, o eleitor deve estar regular com o seu cadastro junto à instituição. O nome deve constar na lista de votantes, validada por cada campus e divulgada pela Comissão Especial.

O voto é feito pelo sistema Helios Voting. Confira as etapas:

1) Acesse o endereço eleicoes.ifmg.edu.br, clique em conectar e faça o login utilizando o usuário e a senha existentes no IFMG. Para servidores, os dados são iguais aos usados no sistema SEI e, para os alunos, são iguais aos utilizados no portal MeuIFMG. 

2) Após fazer o login, a página de votação fica disponível. Cada eleitor pode votar em até três candidatos do seu segmento, dentre os concorrentes. Exemplo: se forem cinco candidatos, marque três opções. 

3) Confirmado o voto, ele é registrado e criptografado para assegurar o sigilo.

A votação ocorrerá somente em algumas unidades do IFMG, conforme o Comunicado nº 9 da Comissão Especial. Veja como será a eleição em cada unidade:

  • Votação nos segmentos docente, discente e TAE: campi Bambuí, Betim e São João Evangelista.

  • Unidades onde não haverá votação: Reitoria e campi Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Piumhi, Ponte Nova e Sabará.

  • Votação nos segmentos docente e TAE: Campus Congonhas.

  • Votação nos segmentos discente e docente: campi Formiga, Ibirité, Ouro Preto, Ribeirão das Neves.

  • Votação nos segmentos discente e TAE: Campus Ouro Branco.

  • Votação para o segmento docente: Campus Arcos.

  • Votação para o segmento discente: campi Governador Valadares, Itabirito e Santa Luzia.

A lista com o nome de todos os candidatos está disponível no Comunicado nº 08.

Os três primeiros classificados em cada segmento (docentes, técnicos e discentes) serão considerados eleitos como representantes titulares e, seguindo a ordem de classificação, os três candidatos seguintes de cada segmento serão considerados suplentes. Serão, então, formadas 19 comissões locais (uma em cada campus e na Reitoria).

A nomeação oficial das comissões será realizada no dia 4 de maio, durante reunião do Conselho Superior. Dúvidas sobre a eleição deverão ser encaminhadas, via e-mail, à Comissão Especial para comissao.especial@ifmg.edu.br. No dia da eleição, 27/04, demandas relacionadas à votação serão recebidas somente até 21h.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SISTEMA DE VOTAÇÃO

Acesse a página com as publicações da Comissão Especial

registrado em: