Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo para Especialização em Gestão de Projetos e Operações no IFMG Campus Congonhas 2023/2

publicado: 29/09/2023 17h16, última modificação: 05/10/2023 16h12

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Congonhas anuncia o edital para o processo seletivo da 5ª oferta do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Operações. Confira abaixo as informações detalhadas sobre o processo seletivo.

O processo seletivo tem como objetivo selecionar e classificar candidatos para o curso de Especialização em Gestão de Projetos e Operações do IFMG Campus Congonhas, 5ª oferta. O curso é destinado a profissionais com formação superior em Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Exatas e da Terra, conforme classificação CNPq.
O curso tem previsão de início para fevereiro de 2024 e possui uma carga horária de 390 horas, com duração mínima de 20 meses, incluindo o tempo para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serão disponibilizadas 25 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• 19 vagas para ampla concorrência (AC).
  • 5 vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas.
  • 1 vaga para pessoa com deficiência.

Vagas não preenchidas em uma categoria poderão ser remanejadas para ampla concorrência, desde que não haja mais candidatos aprovados para a categoria e que haja candidatos excedentes aprovados, observando a ordem de classificação geral.
O curso será majoritariamente presencial, com até 20% das horas previstas podendo ser realizadas na modalidade de ensino à distância (EaD). As aulas ocorrerão no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Congonhas, às sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, de 08h00min às 17h00min, conforme o Calendário Acadêmico a ser divulgado.
Os alunos do curso deverão elaborar e defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) perante uma banca examinadora, composta por no mínimo 3 membros, sob a presidência do orientador.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o edital, seus anexos e possíveis retificações para garantir que atende a todos os requisitos e aceitar as condições estabelecidas.

Podem concorrer às vagas apenas candidatos que tenham concluído o curso de graduação até a data de efetivação da matrícula. No momento da inscrição, o candidato deve escolher uma das categorias descritas no item 1.6 do edital.

Os documentos obrigatórios para inscrição incluem:

• Requerimento de inscrição (Anexo I).
  • Cópia do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação, ou documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o último dia de matrícula.
  • Cópia da carteira de identidade.
  • Cópia do CPF.

Para candidatos que optarem pelas vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), é necessário apresentar o Anexo II - Formulário de autodeclaração étnico-racial.

Candidatos que optarem pelas vagas reservadas aos indígenas devem apresentar o Anexo II - Formulário de autodeclaração étnico-racial, juntamente com a cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a Declaração de pertencimento étnico emitida por liderança local de grupo indígena, reconhecido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Candidatos que optarem pelas vagas reservadas para pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico original, legível e datado, emitido há, no máximo, doze meses, atestando a categoria e o grau ou nível da deficiência.
O não cumprimento dos requisitos e documentos obrigatórios resultará no indeferimento automático da inscrição.

As inscrições são feitas por meio do envio da documentação obrigatória e preenchimento do barema no período de inscrição.

Faça aqui sua inscrição

O processo seletivo consiste em duas etapas: prova de conhecimentos específicos e verificação da pontuação obtida no preenchimento do barema. A prova de conhecimentos específicos é a primeira etapa e possui caráter eliminatório e classificatório, representando 30% da nota final do candidato.
Somente os 50 primeiros colocados na prova de conhecimentos específicos, independente se candidatos de ações afirmativas ou ampla concorrência, serão classificados para a segunda etapa, enquanto os demais serão eliminados.
A prova será realizada de forma virtual, através de um link disponibilizado no site do IFMG Campus Congonhas, e  será composta por questões de múltipla escolha, com 16 questões, cada uma valendo 5 pontos, totalizando 80 pontos.
A segunda etapa é a avaliação do barema, que representa 70% da nota final do candidato. Cada item preenchido no barema deve ser comprovado com documentação, conforme detalhado no edital. A pontuação do barema será avaliada por uma comissão de avaliação composta por servidores do IFMG Campus Congonhas, podendo ser revisada de acordo com a documentação apresentada pelos candidatos.
A classificação final dos candidatos será calculada a partir da soma dos pontos obtidos no preenchimento do barema e na prova de conhecimentos específicos, com pesos de 70% e 30%, respectivamente.
Em caso de empate na pontuação final, será considerada a maior pontuação na comprovação do barema. Se o empate persistir, os candidatos de maior idade terão prioridade na classificação.no edital.

Cronograma:

• Período de inscrições: 02/10/2023 a 29/10/2023
  • Divulgação das inscrições deferidas: 01/11/2023
  • Data para interposição de recursos: 03/11/2023
  • Divulgação das inscrições válidas: 07/11/2023
  • Data de realização da prova (1ª etapa): 12/11/2023

Para obter informações detalhadas sobre os pré-requisitos, documentação necessária e outras orientações importantes, os candidatos devem ler atentamente o edital completo:

EDITAL 31/2023 - PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS E OPERAÇÕES (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) DO IFMG CAMPUS CONGONHAS

registrado em: