Você está aqui: Página Inicial > Resultado do processo seletivo da banca de heteroidentificação - Lic. Letras e Téc. Integrado Mineração
conteúdo

Notícias

Resultado do processo seletivo da banca de heteroidentificação - Lic. Letras e Téc. Integrado Mineração

publicado: 17/03/2023 09h22, última modificação: 17/03/2023 11h13

O IFMG Campus Congonhas torna público o resultado do processo seletivo da banca de heteroidentificação dos cursos de Licenciatura em Letras e Técnico Integrado em Mineração.  

RESULTADO DO PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Letras

RESULTADO DO PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Téc. Integrado em Mineração

O aluno deferido poderá comparecer às aulas de forma imediata. 

Regulamentado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), via Portaria Normativa nº 4/2018, o procedimento de heteroidentificação é um dispositivo complementar à autodeclaração e visa evitar fraudes no acesso às vagas da política de cotas raciais.

No IFMG, a comissão de heteroidentificação (Portaria nº553, de 12 de agosto de 2021) é formada por profissionais com experiência na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. Tal comissão utilizará o critério fenótipo para avaliar os candidatos, ou seja, serão observadas características físicas como textura do cabelo, formato do nariz, do rosto e dos lábios. Não será levada em consideração a ascendência familiar (pais e/ou avós negros). 

LEI DE COTAS

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55,8% da população brasileira é negra. Entretanto, a superioridade nos números ainda demonstra uma disparidade no acesso ao ensino público em instituições federais. Estudos apontam (IPEA 2020) que 36% dos jovens brancos na faixa etária de 21 anos estão cursando ou já terminaram a graduação. Entre pretos e pardos, o percentual cai para 18%. 

A Lei de Cotas (Lei nº12.711) foi sancionada em 2012 para regulamentar a reserva de vagas para estudantes cotistas nos processos seletivos e concursos públicos, a fim de reduzir as diferenças econômicas, sociais e educacionais entre os brasileiros.

registrado em: