Você está aqui: Página Inicial > Servidor do Campus Congonhas tem quatro artigos aprovados em importantes periódicos científicos
conteúdo

Notícias

Servidor do Campus Congonhas tem quatro artigos aprovados em importantes periódicos científicos

publicado: 02/01/2023 15h07, última modificação: 02/01/2023 15h15

O servidor e pesquisador Daniel Oliveira, que atua no Campus Congonhas, teve quatro artigos aprovados em importantes periódicos científicos. Os artigos são fruto de sua tese de Doutorado, desenvolvida no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com seu orientador, professor Ivan Beck Ckagnazaroff.

O primeiro artigo foi publicado na Revista de Administração Contemporânea (RAC) com o título: “Governo Aberto na Cidade de São Paulo: Uma Análise de Políticas Públicas Abertas”. A RAC é uma publicação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (AnPAD), sendo uma das principais revistas nacionais da área de administração.

O segundo artigo, intitulado “Princípios de governo aberto: Uma revisão pela perspectiva histórica” foi publicado na revista GIGAPP Estudios/Working Papers (Madrid, Espanha). O periódico é um importante meio para a divulgação científica de pesquisas sobre governo, administração pública e políticas públicas, principalmente para os países ibero-americanos.

O terceiro artigo foi publicado na revista Administração Pública e Gestão Social (APGS) com o título: “A Transparência como um princípio-chave de Governo Aberto”. A APGS é uma publicação da Universidade Federal de Viçosa que figura entre os principais periódicos nacionais dos campos de administração pública, contabilidade pública, gestão social e terceiro setor.

O quarto artigo, “A participação cidadã como um dos princípios de Governo Aberto” foi aprovado para publicação na revista Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC). Publicada pela Fundação Getúlio Vargas, a CGPC também é um dos mais importantes periódicos brasileiros dos campos de administração pública e políticas públicas.

Os quatro artigos possuem como tema o ‘governo aberto’, que pode ser considerado um método moderno de governança que fornece um novo espaço de abertura e interação entre governos e cidadãos baseado nos princípios de transparência, participação e colaboração. Esse é um tema que vem sendo discutido por acadêmicos e governos de vários países nos últimos anos, principalmente após a criação da Open Government Partnership em 2011, que conta atualmente com 77 países-membros. Os artigos tratam principalmente da evolução do conceito de governo aberto, das características da transparência pública e da participação cidadã enquanto princípios norteadores e sua incorporação no ciclo de políticas públicas de governos locais.

Daniel Oliveira é doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e bacharel em administração pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e especialista em gestão pública pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

registrado em: