Você está aqui: Página Inicial > Evento de Libras no Campus IFMG - Ouro Branco

Evento de Libras no Campus IFMG - Ouro Branco

publicado: 05/05/2017 13h23, última modificação: 05/05/2017 18h09

O IFMG – Campus Ouro Branco sediou na última quarta-feira 03/05 o primeiro evento de Libras na Unidade I em comemoração aos 15 anos da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O evento contou com a presença de alunos, técnicos administrativos, docentes e comunidade externa.

As atividades foram desenvolvidas pela Professora Ivone Azevedo Makhoul e pela Intérprete Fátima Aladim. Em um primeiro momento foi proferida uma palestra que abordou o surgimento e a validação da Língua Brasileira de Sinais no país. Houve destaque para as dificuldades de órgãos e instituições, públicas ou privadas, em relação ao atendimento aos surdos. A legislação exige a obrigatoriedade de um intérprete nesses locais. Contudo, em muitas ocasiões a lei não é cumprida. Após uma rodada de perguntas, deu-se início a segunda parte do evento em que foi realizada uma oficina com diversas recomendações de como iniciar a comunicação com pessoas com surdez. Em seguida, foram ensinados vários sinais básicos da Libras.

O Diretor Geral do campus, Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, encerrou o evento agradecendo a todos e destacando a importância da inclusão e integração dentro do ambiente escolar. Destacou que o evento foi muito rico e que espera ansiosamente pelos próximos.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua nacional assim como o português e composta por configurações de  mão, movimentos e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos para os ouvintes.