Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Campus Ouro Branco

Campus Ouro Branco

por debora.silva publicado 17/04/2023 16h44, última modificação 06/03/2024 17h23

-

Criado em 2011, o IFMG Campus Ouro Branco é vinculado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Oferece cursos Técnicos Integrados (em que o ensino médio é feito juntamente com a formação técnica) e Técnicos subsequentes (para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e querem fazer um curso técnico). Oferece ainda cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e cursos de curta duração em diferentes áreas de atuação.

Hoje, cerca de 1.200 alunos passam pelos cursos ofertados pela instituição. A maioria dos alunos são provenientes do município de Ouro Branco, seguido de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, além de estudantes de diversas cidades da Região do Alto Paraopeba e ainda de outras cidades e estados.

A instituição conta com quase 120 servidores, entre docentes e técnicos administrativos em diversas áreas de formação. Os professores que atuam na instituição contam com ampla formação acadêmica aliada a experiência profissional em várias áreas de atuação. Além da qualificação de profissionais e da geração de empregos diretos, também contribui para a geração de empregos indiretos.

A instituição também desenvolve projetos de pesquisa e extensão e parcerias com instituições públicos e privadas. Nos últimos anos, inúmeros projetos foram desenvolvidos perpassando questões de impactos ambientais, políticos, econômicos e sociais. Ao ofertar uma formação cidadã e profissional qualificada, o IFMG tem contribuído para otimizar os setores de indústria, comércio e serviços, mas, sobretudo, com a transformação da sociedade.