Você está aqui: Página Inicial > Aluno de Licenciatura em Computação tem artigo premiado no Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação da região norte

publicado: 09/06/2017 09h03, última modificação: 09/06/2017 09h03

O discente do curso de Licenciatura em Computação Elismar Andrade de Oliveira Filho, juntamente com os docentes e orientadores professores Carlos Eduardo Paulino Silva e Márcio Assis Miranda desenvolveram um artigo intitulado DBOA – Um Repositório para Objetos de Aprendizagem com Foco nos Metadados Pedagógicos, que foi publicado e apresentado no VI ENCOSIS (Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação) entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, em Manaus – AM.

O trabalho consiste no desenvolvimento de um software para armazenamento de objetos de aprendizagem e seus metadados, ou seja, suas informações descritivas. O objetivo é que educadores que possuem formação em licenciatura, mas não estão muito familiarizados com termos técnicos de um objeto de aprendizagem, tenham facilidade em busca-los no repositório e utiliza-los em sala de aula. A atividade é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Elismar, que também conquistou uma publicação no VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) realizado no final de 2016 em Curitiba-PR.

O artigo foi eleito o terceiro melhor trabalho do ENCOSIS 2017 e como premiação, será publicado na revista T&C Amazônia. A participação do discente no evento só foi graças aos recursos financeiros disponibilizados pelo campus através da Coordenação de Extensão.

Na eventualidade aconteceram diversos minicursos e palestras, além de uma mesa redonda sobre os desafios para uma Amazônia conectada e as apresentações dos artigos.  O evento conta com a presença de participantes de todo o Brasil, pesquisadores de países vizinhos e o apoio da Sociedade Brasileira de Computação.