Você está aqui: Página Inicial > Ensino Remoto Emergencial > Informações Gerais
conteúdo

Informações Gerais

por lorena.david publicado 20/09/2020 14h49, última modificação 05/10/2020 14h13

Diante da imprevisibilidade do retorno das atividades presenciais de forma segura em função da pandemia da Covid-19, a instituição optou, neste momento, pela implementação do Ensino Remoto Emergencial. O Ensino Remoto Emergencial compreende as atividades desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação. No entanto, a substituição das aulas presenciais deve contemplar a possibilidade de acesso dos estudantes às soluções oferecidas, considerando a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e o cumprimento das normas vigentes.

O Ensino Remoto não significa uma simples transposição das aulas presenciais para um ambiente digital. Sendo assim, foram estruturados novas formas de organização das atividades contemplando as características destes novos ambientes de ensino e sua adequação ao público que se destina de acordo com os cursos que a instituição oferece. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se destina a todos os estudantes dos Cursos Técnicos, nas modalidades Integrado e Subsequente, e de Graduação contando com atividades síncronas e assíncronas.

As atividades síncronas são atividades realizadas online, em tempo real, com a participação simultânea dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, docentes e discentes. Já as atividades assíncronas são atividades realizadas em tempos diferentes, não sendo obrigatória a participação simultânea dos envolvidos, ou seja, docentes e alunos não precisam estar reunidos no mesmo espaço e ao mesmo tempo – o que significa uma maior flexibilidade no acompanhamento e na realização dos estudos.

GUIA DE ORIENTAÇÕES - Ensino Remoto Emergencial

MANUAL DE CONDUTA - Ensino Remoto Emergencial

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS - Ensino Remoto Emergencial

 MANUAL DE BIOSSEGURANÇA

Legislação

Ministério da Educação (MEC) - Portaria Nº 544 | 16 DE JUNHO DE 2020: Substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.

Ministério da Educação (MEC) - Portaria Nº 617 | 3 DE AGOSTO DE 2020Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus - Covid-19.

Parecer Conselho Nacional de Edução - 28 DE ABRIL DE 2020Reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19.

IFMG - Instrução Normativa Nº 2 | 20 DE MARÇO DE 2020: Estabelece diretrizes para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) durante o período de absoluta excepcionalidade gerado pela pandemia do Coronavírus.

IFMG - Instrução Normativa Nº 5 | 18 DE JUNHO DE 2020: Diretrizes do Ensino Remoto Emergencial no âmbito do IFMG.

IFMG - Resolução Nº 10 | 06 DE JULHO DE 2020: Dispõe sobre alterações nos Regulamentos de Ensino dos Cursos Técnicos (Resolução nº 46/2018) e de Graduação (Resolução nº 47/2018) em função do período de excepcionalidade da pandemia de COVID-19. 

IFMG Campus Ouro Branco - Instrução Normativa No 06 | 24 DE AGOSTO DE 2020: Estabelece as diretrizes para implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos Cursos Técnicos Integrados, Curso Subsequente e Cursos de Graduação do IFMG Campus Ouro Branco.