Você está aqui: Página Inicial > Matrículas 2022 - Cursos Técnicos
conteúdo

Matrículas 2022 - Cursos Técnicos

por debora.silva publicado 23/12/2021 08h59, última modificação 28/01/2022 10h57

Para efetuar a matrícula, os estudantes deverão preencher o cadastro no Sistema de Matrículas (matricula.ifmg.edu.br) do IFMG e enviar da documentação digitalizada. O acesso ao sistema de matrículas online dos candidatos aprovados para o Campus Ouro Branco será liberado conforme o cronograma de matrículas.

Para os candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal ou procurador. É imprescindível que seja inserido no sistema de matrículas uma procuração para este fim específico e um documento oficial com foto. Aqueles candidatos maiores de 18 anos também poderão ser representados por um procurador. Neste caso, o procurador anexará um documento oficial com foto e uma procuração assinada pelo candidato aprovado.

Clique aqui e saiba como acessar o Sistema de Matrículas

1ª Chamada: 10/01 a 21/01/22 - Clique aqui e confira a lista de aprovados

2ª Chamada: 31/01 a 09/02/22 - Clique aqui e confira a lista de convocados 

Documentos comuns a todos os candidatos:

  • Foto 3x4;
  • CPF próprio;
  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Passaporte. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação.
  • Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
  • Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os Cursos Técnicos Integrados; Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental e Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os Cursos Técnicos Subsequentes.
  • Caso não tenha os documentos solicitados acima, anexar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio – conforme o caso – dentro do prazo máximo de 30 dias. Caso não tenha os documentos solicitados acima, anexar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência. 

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato pelo e-mail matriculas.ourobranco@ifmg.edu.br.

Processo de Heteroidentificação (cotas L2, L6, L10 e L14)

Os candidatos inscritos para as vagas destinadas a negros (pretos ou pardos) ou indígenas - L2, L6, L10 e L14 - deverão passar pelo processo de heteroidentificação que será realizado presencialmente. Trata-se de uma entrevista, etapa complementar à autodeclaração realizada pelo candidato. Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato pelo e-mail heteroidentificacao.ourobranco@ifmg.edu.br.

Importante: Os candidatos convocados para as vagas de Ampla Concorrência poderão apresentar os documentos referentes à Ampla Concorrência (conforme item 3.29 do Edital no 60/2021). Os candidatos L2, L6, L10 e L14 convocados em 1a chamada nas vagas A0 NÃO precisarão passar procedimento de heteroidentifcação. A partir da 2a chamada, os candidatos L2, L6, L10 e L14, MESMO SENDO CONVOCADOS COMO A0, deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação (entrevista) presencialmente complementar à autodeclaração.

Atenção! Em função da pandemia de Covid-19, a entrada no Campus Ouro Branco é permitida com o uso de máscaras e manutenção do distanciamento.

Cronograma | Convocação Entrevistas 1a Chamada - Processo de Heteroidentificação

Cronograma | Convocação Entrevistas 2a Chamada - Processo de Heteroidentificação:

  • 01/02 | 17 à 19 horas - Banca de Heteroidentificação 
  • 01/02 - Divulgação do resultado parcial
  • 01/02 a 03/02 - Prazo para solicitação de recursos
  • 04/02 - Julgamento dos Recursos
  • 05/02 - Resultado final após julgamento dos Recursos

Documentos Específicos para a Reserva de Vagas:

Formulário de Recurso - Processo de Heteroidentificação

Confira os resultados do Processo de Heteroidentificação - 1a Chamada

Curso Técnico Integrado em Administração

Curso Técnico Integrado em Informática

Curso Técnico Integrado em Metalurgia

Resultado após a Apresentação de Recursos

Convocação dos Excedentes e Lista de Espera

Após a matrícula dos candidatos aprovados em primeira chamada, os candidatos excedentes poderão ser convocados em chamadas posteriores observando o número de vagas e ações afirmativas (cotas). É responsabilidade do candidato acompanhar as chamadas publicadas no site do Campus Ouro Branco. O IFMG não envia e-mail aos candidatos convocados.

Início das Aulas

Em função do período de suspensão de aulas presenciais, como medida de prevenção da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos de 2022 terão início, presencialmente, a partir de março, deste ano.

Matrícula dos Cursos de Graduação

A matrícula dos Cursos de Graduação ainda aguarda a publicação do resultado do Processo Seletivo 2022, a partir da divulgação das notas do Enem 2021. Clique aqui para saber mais!