Você está aqui: Página Inicial > MEC anuncia criação de novos campi do IFMG

MEC anuncia criação de novos campi do IFMG

publicado: 09/02/2024 16h11, última modificação: 09/02/2024 16h11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram a implantação de novos campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), inicialmente, nas cidades de Belo Horizonte, Bom Despacho, Caratinga, João Monlevade e Sete Lagoas. O anúncio ocorreu durante a apresentação do Balanço de Ações e Investimentos do Governo Federal em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, 8/02, em Belo Horizonte.

Além das unidades acima, serão criados campi de Institutos Federais em Itajubá, Minas Novas e São João Nepomuceno. Ao todo, serão oito novos campi, em um investimento de R$ 200 milhões. Além disso, serão investidos R$ 29 milhões na infraestrutura dos já existentes, com a construção de 17 novos restaurantes estudantis e a reforma de outros dois. Os próximos passos se darão na condução de reuniões junto a Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para os ajustes necessários à implantação das novas unidades.

De acordo com reitor do IFMG, Rafael Bastos, que esteve presente ao evento, o comunicado da ampliação das unidades dos Institutos Federais faz parte da nova fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) proposta pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e as cidades selecionadas foram definidas pela Casa Civil. “Com este anúncio que nos foi feito hoje, o IFMG terá novos caminhos para percorrer, sempre de forma coesa, coerente e propositiva”, avalia.

O dirigente acrescenta, ainda, que a expansão não deverá tirar o foco em relação à consolidação das estruturas já existentes. “Vamos estar atentos e espero que, em breve, tenhamos a modificação da tipologia dos campi avançados, novos códigos de vagas de servidores para as atuais e futuras unidades, bem como a valorização da carreira de docentes e técnicos-administrativos, para que possamos ofertar um ensino de qualidade nas diversas regiões onde o IFMG se faz presente”, afirma.

Institutos Federais - Criados em 2008, pela Lei 11.892, os Institutos Federais adotam um modelo de ensino articulado com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho, alinhando os projetos de ensino, pesquisa e extensão aos arranjos produtivos locais e às necessidades das comunidades. Existe, ainda, o incentivo à prática esportiva, à participação em competições e em eventos acadêmicos, inclusive intercâmbio. Além disso, os alunos em situação de vulnerabilidade social podem contar com o apoio das políticas de assistência estudantil.

IFMG - Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é composto por 18 campi (Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista), além da Reitoria, localizada em Belo Horizonte (MG) e 1 Polo de Inovação em Formiga. Ao todo, são ofertadas, anualmente, cerca de 5 mil vagas em 162 cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. A comunidade acadêmica é composta por 22 mil estudantes.

MEC investirá R$ 1,3 bi na educação de Minas Gerais