Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG participam do SiNav

Alunos do IFMG participam do SiNav

Estudantes do Campus Ouro Branco participaram de evento de simulação das conferências da ONU realizado pelo Colégio Naval em Angra dos Reis.
publicado: 20/12/2023 17h14, última modificação: 21/12/2023 10h02

Entre os dias 27 e 30 de novembro, 24 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG Campus Ouro Branco participaram da Simulação Naval (SiNav) 2023, evento que simula as conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e organizado pelo Colégio Naval em Angra dos Reis (RJ).

Para a professora Maria Virgínia Maciel, que coordena a participação dos estudantes do Campus Ouro Branco em projetos de simulação das conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a participação dos estudantes foi muito importante uma vez que o Colégio Naval possui um alto nível de discussão em temas internacionais, além de contribuir com a abordagem de questões militares.

“A presença dos nossos estudantes neste evento foi muito enriquecedor ao desenvolver habilidades pedagógicas de argumentação, organização do discurso, posicionamento, entre outras habilidades”, afirma. Os estudantes que se destacaram por sua participação nas atividades designadas do comitê, com os melhores posicionamentos e propostas, receberam um reconhecimento em forma de menção honrosa e/ou melhor delegado. Confira:

Melhor Delegado

* Allice Mayra Magalhães Pinto - Agência de Comunicação (Redação)

Menção Honrosa

* Allice Mayra Magalhães Pinto - Agência de Comunicação (Redação)

* Arthur Melillo Ramos - Conselho de Segurança da ONU

* Kaiky Pierry Ambrósio Ribeiro - Gabinete de Guerra

* Ludmyla de Souza Santos - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

* Matheus Rezende de Castro - Conselho de Segurança da ONU

Sobre a Simulação Naval (SiNav) e o Colégio Naval

A Simulação Naval (SiNav) é um jogo pedagógico interdisciplinar de simulação no modelo das Nações Unidas, realizado anualmente pelo Colégio Naval de Angra dos Reis (RJ). Busca desenvolver competências a partir da aplicação dos conhecimentos de história, geografia e sociologia e sua associação a temas do cenário geoestratégico mundial do passado e da atualidade.

Podem participar do evento, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, oriundos dos diversos locais do Brasil que podem integrar simulações no modelo da ONU, gabinetes de guerra ou a Agência de Comunicações, além de diversos outros eventos recreativos, como o jantar dançante, passeio de escuna e uma festa tropical. O Colégio Naval é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens para ingressar no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, instituição de ensino superior da Marinha do Brasil para a formação de Oficiais.