Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos participam da etapa final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos participam da etapa final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

publicado: 09/12/2020 22h57, última modificação: 09/12/2020 22h57

Três equipes do Campus Ouro Branco participaram da final da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Este é o quarto ano consecutivo que os alunos da instituição chegam na última etapa da competição, recebendo como reconhecimento a Medalha de Cristal.

Nos últimos três meses, os alunos responderam diversas questões e realizaram diferentes tipos de tarefas como transcrição de documentos e análise de imagens. Nesse processo, contaram com o apoio, por meio de reuniões semanais, do coordenador do projeto, o professor Rodolpho dos Santos.

“Por meio da ONHB pude compreender o valor do trabalho em equipe, do respeito e da responsabilidade. As questões e tarefas elaboradas nos mostraram diferentes lados do Brasil e nos ensinaram a olhar com outros olhos para nossa sociedade. Às vezes, nos pegamos refletindo durante dias sobre determinados temas. Um conselho que deixo: PARTICIPEM, não haverá arrependimento!" (Depoimento da aluna Vitória Werneck Viana)

“Em uma das etapas, cada equipe produziu uma crônica argumentativa. Nesse processo interdisciplinar de construção dos textos foi fundamental o apoio dos docentes de Língua Portuguesa representada pelo professor Adilson de Oliveira”, destacou.

Das mais de 17 mil equipes participantes, somente 421 conseguiram se classificar. No estado de Minas Gerais, 28 equipes foram finalistas na ONBH, sendo 3 delas do IFMG Campus Ouro Branco. “É um desafio muito grande e, ao mesmo tempo, um reconhecimento ver nossos alunos entre as melhores equipes de todas as regiões do país”, afirma Rodolpho dos Santos.

Cartilha orienta participação na ONHB

Recentemente, o aluno do mestrado Cristiano Antônio Brugger Rodrigues produziu uma cartilha digital sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil, destinada a alunos e professores, especialmente das escolas públicas, que queiram participar da competição. Além de orientar sobre a participação, a cartilha aborda como são construídas as questões. O material foi produzido sob orientação do professor Rodolpho dos Santos e é fruto do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo IFMG Campus Ouro Branco. A cartilha gratuita pode ser baixada neste link.

Equipe “Os Inconfidentes do Ouro”. Alunos: Eduardo Hugo da Mata Melo e Vitória Werneck Viana do 3º Ano do Curso Técnico Integrado em Metalurgia e Caique Augusto de Aquino Braga do 1º Ano do Curso Técnico Integrado em Administração.

Equipe “Os Inconfidentes do Ouro”

Equipe “Atenadas”. Alunas: Roberta Schinaider Leitão, Rebeca Medeiros Nunes e Gabriela Caldeira De Paula Souza, do 3º Ano do Curso Técnico Integrado em Administração.

Equipe “Atenadas”

Equipe “As Gouges de Minas”. Alunas: Ana Lara Leão Almeida, Júlia Gariglio Magalhães e Amanda Caroline Rodrigues Rosa, do 1º Ano do Curso Técnico Integrado em Administração.

Equipe “As Gouges de Minas”