Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado 03: Greve no IFMG Campus Ouro Branco e suspensão do Calendário Acadêmico

publicado: 10/04/2024 17h23, última modificação: 10/04/2024 17h23

Cara comunidade,

Em reunião realizada hoje, os docentes do IFMG Campus Ouro Branco decidiram aderir à greve deflagrada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) desde ontem, dia 9 de abril, que já contava com a adesão os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs).

Neste cenário, reconhecendo a importância das reinvindicações das categorias e o direito dos estudantes às aulas, a direção do IFMG Campus Ouro Branco irá suspender o Calendário Acadêmico que será retomado ao final do período de greve. Desta forma, estarão suspensas a partir de amanhã (quinta-feira), dia 11 de abril, as aulas dos Cursos Técnicos Integrados, Curso Técnico Subsequente, Cursos de Graduação e Curso de Pós-Graduação.

No caso específico do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, as aulas estão mantidas nesta sexta-feira, dia 12 de abril. O programa é realizado em rede com outras instituições de ensino no Brasil e atende a um Calendário Acadêmico específico. A suspensão das aulas aguarda deliberação do Colegiado de Curso a ser realizada.

Reafirmamos, mais uma vez, que o IFMG Campus Ouro Branco enquanto instituição pública preza pela democracia e pela liberdade, reconhecendo o direito constitucional à greve como um instrumento legítimo por reinvindicação de melhores condições de trabalho e valorização dos servidores.

Lembramos que, neste período, atividades essenciais serão mantidas pela instituição como o pagamento de bolsas, entre outras (clique aqui e confira a lista dos serviços essenciais que serão mantidos neste período pelos servidores técnicos administrativos). Relembramos também a todos os estudantes que tenham empréstimos em vigência na Biblioteca que os prazos serão suspensos e serão retomados ao final do período de greve de forma a não acarretar multas e/ou suspensões indevidas aos usuários.

Outras informações e desdobramentos sobre o movimento podem ser acompanhados pelo site do Sinasefe (https://sinasefe.org.br/site/) ou pela página no Instagram (https://www.instagram.com/sinasefeifmg).

Atenciosamente,

Direção do Campus Ouro Branco