Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições 2023: chegou a hora!

Eleições 2023: chegou a hora!

A votação para escolha de reitor e diretor-geral das 18 unidades do IFMG para a gestão 2023-2027 será realizada hoje, dia 14 de junho. Entre 8 e 21 horas, os eleitores aptos a votar podem acessar o site eleicoes.ifmg.edu.br e escolher seus representantes.
publicado: 14/06/2023 07h12, última modificação: 14/01/2024 20h27

Nesta quarta-feira, 14 de junho, a comunidade acadêmica do IFMG irá às urnas para escolher os candidatos ao cargo de reitor e diretor de campus para o quadriênio 2023-2027. Entre 8 e 21 horas, os eleitores aptos a votar podem acessar o site eleicoes.ifmg.edu.br e escolher seus representantes.

A votação é eletrônica e utilizará o sistema Helios Voting, um software livre, criptografado, que garante privacidade e segurança aos eleitores, possibilitando inclusive o processo de auditoria pelo público. O voto é secreto e facultativo. O sistema da eleição é acessível de qualquer lugar com acesso a internet, podendo ser depositado de qualquer computador, smartphone ou tablet.

Clique aqui para votar

Apoio no Campus Ouro Branco: O Laboratório de Informática II será utilizado como posto de atendimento da Comissão Eleitoral Local para troca de senhas, conferência de acesso e outras dúvidas. Também terá um computador disponível para acesso de servidores e estudantes que queiram votar

A apuração será iniciada após o encerramento da votação pelo presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC). De acordo com o regulamento, esta etapa poderá ser acompanhada por membros da comissão, pelos candidatos ou por um fiscal indicado pelas chapas no local de apuração junto à Reitoria. Segundo o cronograma, a divulgação do resultado ocorrerá no dia 16 de junho. Já a homologação do resultado final pelo Conselho Superior do IFMG deve ser realizada no dia 3 de julho, após o julgamento dos possíveis recursos.

O sistema Helios Voting foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e tem sido utilizado em processos eleitorais de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também por unidades dos Institutos Federais.

Saiba como votar

Confira o passo a passo de como votar a seguir:

1º passo - Na quarta-feira, dia 14 de junho, entre 8 e 21h, os eleitores devem acessar a página eleicoes.ifmg.edu.br. Estudantes e professores devem utilizar o login e a senha da plataforma MEU IFMG para acessar o sistema. Já os técnicos-administrativos utilizam os dados de acesso do SUAP.

2º passo - No canto direito da tela, clique na eleição referente ao seu Campus e, em seguida, vote na eleição escolhida.

3º passo - Na cabine virtual, clique em iniciar! Primeiro, você vota para diretor e depois para reitor.

4º passo - Confira suas escolhas e clique em próximo passo e depois em depositar cédula na urna

5º passo - Para finalizar, basta clicar em Confirmar. Pronto! Seu voto foi computado.

Em caso de dúvidas, confira o passo a passo no menu "Ajuda", no canto superior direito da tela do próprio sistema.

Quem pode votar?

Estão aptos a votar os servidores (docentes e técnicos administrativos) do quadro ativo permanente do IFMG assim como os alunos regularmente matriculados, até 11 de junho, nos cursos de ensino técnico integrado ao médio, técnico concomitante, técnico subsequente, Proeja, de graduação (tecnológico, licenciatura e bacharelado) e de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Nesta eleição, o IFMG elegerá, além de reitor, diretores-gerais para 12 campi. Já nos campi avançados Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova, o pleito será realizado separadamente.

Saiba mais:

Clique aqui e acompanhe todas as informações referente ao processo eleitoral no IFMG

Clique aqui  e confira as listas de eleitores aptos a votarem