Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento irá abordar relatos de experiências pedagógicas

Evento irá abordar relatos de experiências pedagógicas

Evento é gratuito e propõe trocas de experiências, compartilhamento de ideias, vivências e reflexões de práticas pedagógicas. As inscrições vão até o dia 15 de junho.
publicado: 07/06/2023 16h42, última modificação: 07/06/2023 17h17

Nos dias 15 e 16 de junho, será realizado o evento “Partilha de Saberes: experiências dos Programas de Residência Pedagógica e PIBID” que propõe trocas de experiências, compartilhamento de ideias, vivências e reflexões de práticas pedagógicas.

O evento é gratuito e destinado aos bolsistas dos Programas de Residência Pedagógica e do PIBID, estudantes do curso de Pedagogia e demais membros da comunidade externa interessados no tema. As atividades acontecerão no Salão de Convenções do Campus Ouro Branco.

Para participar, basta se inscrever. Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Programa Institucional de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Ambos programas visam o fortalecimento e o aprofundamento na formação teórico-prática dos estudantes, contribuindo com a construção da identidade profissional, valorização de experiências práticas, pesquisas e produções a partir de vivencias em sala de aula. Atualmente, os programas contam com aproximadamente cem bolsistas, entre estudantes do curso de Pedagogia, professores do IFMG e professores de escolas públicas das cidades de Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), mantido pela Secretaria de Educação Superior (SESu), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A Residência Pedagógica também integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). No IFMG, o projeto é intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI” e propõe promover discussões, metas, parcerias e ações entre os cursos de licenciatura do IFMG e as escolas de Educação Básica.