Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Realização do exame de seleção do ProfEPT 2024

Realização do exame de seleção do ProfEPT 2024

Neste domingo, dia 25 de fevereiro, será realizado o exame de acesso ao Mestrado Profissional em Educação e Profissional e Tecnológica ofertado pelo IFMG Campus Ouro Branco.
publicado: 23/02/2024 14h51, última modificação: 23/02/2024 14h52

Neste domingo, dia 25 de fevereiro, será realizada a prova de seleção do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O Exame Nacional de Acesso (ENA) conta com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Os candidatos devem comparecer ao local de realização da prova, indicado no Cartão de Convocação (já disponível para consulta), entre 13h00 e 13h45, com o documento de identificação oficial original com foto; a cópia do Cartão de Convocação; e caneta esferográfica de tinta preta. A prova terá início às 14 horas com duração máxima de quatro horas, exceção feita aos candidatos com necessidades específicas que terão uma hora a mais para realização da prova.

Atenção: o(a) candidato(a) que chegar após as 13h45min não terá acesso ao local de realização da prova e estará eliminado(a) do Exame Nacional de Acesso.

Sobre o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

O ProfEPT é um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação. O objetivo do curso de pós-graduação stricto sensu é proporcionar formação para os profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e aos demais profissionais que atuam e/ou pesquisam a Educação Profissional e Tecnológica.

O programa, destinado a profissionais que tenham concluído o curso de graduação (modalidades licenciatura, bacharelado ou tecnólogo), é ofertado em todo o Brasil, sendo mais de 600 vagas distribuídas entre todas as Instituições Associadas. No IFMG Campus Ouro Branco, neste ano, são disponibilizadas 14 vagas. As vagas são divididas em dois grupos: 50% destinadas para candidatos de ampla concorrência e 50% para servidores do RFEPCT, sendo que em ambos os grupos há reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas pretas, pardas e indígenas.

No Campus Ouro Branco, as aulas serão ministradas semanalmente às sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã). As reuniões de orientação ocorrerão às quintas-feiras, conforme demanda, e serão agendadas diretamente com a/o orientador/a. Ao longo do programa, os alunos precisam desenvolver e aplicar na prática um produto educacional visando implementar melhorias na Educação Profissional e Tecnológica, que também poderão ser utilizados por diversas instituições.

Clique aqui e confira mais informações