Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ouro Branco realizou 8ª simulação de conferência da ONU

IFMG Campus Ouro Branco realizou 8ª simulação de conferência da ONU

A UNIF (United Nations Instituto Federal) reuniu cerca de 300 estudantes de Ensino Médio da região para discutir questões históricas e atuais em pauta no cenário global.
publicado: 26/07/2024 16h17, última modificação: 26/07/2024 17h26

Entre 21 e 23 de junho, o IFMG Campus Ouro Branco realizou a 8ª edição da UNIF (United Nations Instituto Federal), simulação das conferências da ONU. Neste ano, cerca de 300 estudantes de diversas instituições de ensino participaram do evento.

Por meio de parceria firmada com a Prefeitura de Ouro Branco, estiveram presentes estudantes das escolas municipais e participantes da Casa da Juventude. Também estiveram presentes estudantes de escolas particulares, outros campi do IFMG e universidades de BH e região, incluindo estudantes do Colégio Naval de Angra dos Reis (Rio de Janeiro).

Ao final do evento, os estudantes receberam um reconhecimento em forma de menção honrosa e/ou melhor delegado. Confira os temas debatidos neste ano e os destaques:

Agência de Comunicações:

• Melhor repórter - Emily Azevedo (IFMG);
  • Menção honrosa - Luiza Brasil (ex-aluna IFMG).

Comitê Guerra de Canudos:

• Melhor delegado - Daniel Pacchianno e Yan Dominguez;
  • Menção honrosa - João Pedro Baptista e João Victor Cardoso;
  • Menção honrosa (oral) - Arthur Cesar e Samuel Marcos da Cunha.

Comitê Holocausto Brasileiro:

• Melhores delegados - Maria Clara Rabelo (IFMG) e Victoria Lion;
  • Menção honrosa - Lenner Luzia;
  • Menção honrosa (oral) - Sara Beatriz.

Comitê “Limites legais para a disseminação de notícias e publicidades em redes sociais”:

• Melhor delegado - Daniel Valentim Lima Duarte;
  • Menção honrosa - Heitor Avelar (ex-aluno IFMG);
  • Menção honrosa (oral) - Lucas Mendes dos Santos Martins.

Comitê “Não proliferação nuclear e o Conselho de Segurança pós Guerra Fria”

• Melhor dupla de delegados - João Francisco Mafuz e Guilherme Almeida Storck (IFMG);
  • Menção honrosa - Davi Domingos Fernandes Braga Lima e Marcos Vinicius Cossich Freitas;
  • Menção oral - Leonardo Rodrigues Ferreira (IFMG) e Matheus Rezende De Castro (IFMG).

Comitê “Revolução Francesa e a Convenção de 1792”:

• Melhor delegado - Cauã Lucas de Melo Silva;
  • Menção honrosa - Giovana Cristina Bastos de Oliveira;
  • Menção honrosa (oral) - Katarina dos Reis Mendonça.

Comitê “Tráfico Internacional Humano”

• Melhor delegado - Ludmyla de Souza Santos (IFMG);
  • Menção honrosa - Maria Eduarda Stampini (ex-aluna IFMG);
  • Menção honrosa (oral) - Samuel Cândido de Melo. dos Reis.

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os alunos atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social.  Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.

Como funciona o evento?

De acordo com o modelo da estrutura da ONU, a UNIF é organizado por um secretariado e, conta com comitês que abordam temas relacionados à economia, ciência, ética, cultura, dignidade humana, entre outros, e devem buscar soluções para problemas reais. Os comitês são formados pelos delegados que devem se preparar para atuarem como diplomatas a favor daqueles que estão representando: países, personalidades ou organizações não governamentais.