Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG celebra os 15 anos dos Institutos Federais

IFMG celebra os 15 anos dos Institutos Federais

Durante evento realizado na Reitoria, em Belo Horizonte, houve o descerramento de placa comemorativa, lançamento de um livro sobre os 15 anos da Rede Federal e a inauguração da galeria de reitores.
publicado: 20/12/2023 19h21, última modificação: 21/12/2023 20h04

Os Institutos Federais comemoram, em 29 de dezembro, os 15 anos da Lei n. 11.892/2008, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para celebrar a data no IFMG, foi realizado um evento na última quinta-feira, 14, na Reitoria, em Belo Horizonte, contou com o descerramento de uma placa alusiva à data, além do lançamento de um livro sobre a história da Rede Federal e da inauguração da galeria de reitores da instituição.

As atividades tiveram início com a reunião do Colégio de Dirigentes que contou com a presença dos diretores de campi, pró-reitores, reitor e outros gestores e, ao final, houve a inauguração da galeria de reitores que contempla as fotos dos professores Caio Bueno, reitor no período de 2009-2014, e Kléber Glória, que dirigiu a instituição entre 2015 e 2023.

Na ocasião, servidores, colaboradores e demais convidados participaram do descerramento da placa alusiva aos 15 anos dos Institutos Federais. Durante a solenidade, o ex-reitor, Caio Bueno, relembrou o momento da fundação dos institutos e da constituição do IFMG, destacando a necessidade de manter esforços contínuos pelo desenvolvimento dos campi. Kléber Glória corroborou apontando a importância das ações de cada gestão na construção da instituição.

"Acima de qualquer divergência de pensamento, temos em comum o objetivo de trabalhar pelo bem do IFMG", afirmou o ex-dirigente. O reitor Rafael Bastos reafirmou a importância histórica das comemorações realizadas. "Este é um momento para refletir sobre como foi a caminhada, ao longo desses 15 anos, e mostrar o quanto a nossa instituição amadureceu. Isso é fundamental para que a gente possa dar novos passos institucionais", avalia.

Lançamento do livro “15 anos dos Institutos Federais: histórias, políticas e desafios”

O evento também contou com o lançamento do livro “15 anos dos Institutos Federais: histórias, políticas e desafios”, da professora Maria da Glória dos Santos Laia, ex-Reitora do IFTO e, atualmente, docente do Campus Ouro Preto. A obra reúne relatos de 14 ex-reitores para contar os bastidores da criação dos Institutos Federais.

Nos próximos dias, o IFMG dará sequência às comemorações com a publicação, nas redes sociais, de depoimentos em que servidores e alunos falam um pouco sobre sua história na Instituição. Acompanhe em @ifmgnarede.

Sobre a Rede Federal e o IFMG

Hoje, o Brasil conta com 600 campi em todas as regiões do país e mais de 1,4 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional; técnicos; e de graduação e pós-graduação. Atualmente, o IFMG é composto por 18 campi e 1 Polo de Inovação instalados em regiões estratégicas de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria sediada em Belo Horizonte. Os campi estão localizados nas seguintes cidades: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga (campus e Polo de Inovação), Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Comemorações dos 15 dos Institutos Federais

Nos últimos dias, a Rede Federal tem realizado uma série de celebrações, dentre elas, a cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com a exibição do documentário “Institutos Federais, a cara do Brasil”, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios, criado pelo servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.

Assista ao documentário sobre os Institutos Federais