Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG recebe alunos da rede pública para observação do céu
conteúdo

Notícias

IFMG recebe alunos da rede pública para observação do céu

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Livremente estiveram no Campus Ouro Branco para uma noite de observação astronômica.
publicado: 17/05/2022 11h10, última modificação: 17/05/2022 11h19

No dia 10 de maio, o IFMG Campus Ouro Branco recebeu cerca de 60 alunos da Escola Municipal Livremente para observar a Lua. A iniciativa abre as portas do IFMG para alunos da rede pública de ensino do município, buscando estimular o interesse pelo conhecimento sobre o universo. 

A noite foi dedicada à observação da Lua. “A Lua é sempre uma grande atração e poder vê-la ampliada vendo as crateras, os "mares" (planícies) e seus contornos é um espetáculo maravilhoso”, afirmou o professor Aloisio do Carmo, um dos idealizadores da iniciativa, juntamente com os professores Antônio Costa e Rafael Marinho. 

Além da observação, os estudantes participaram da palestra “Nós e o universo” que abordou uma discussão sobre as dimensões do universo e do planeta Terra e a vida que o habita, sendo os seres humanos tão pequenos diante da imensidão do cosmos e, ao mesmo tempo, tão especiais. 

Para a observação foi utilizado o novo telescópio adquirido pelo Campus Ouro Branco. O equipamento permite, dependendo da noite e do local de observação, a visualização de planetas como Vênus, Marte, Júpiter (com quatro de suas luas) e Saturno (com seus anéis) além de estrelas, aglomerados e nebulosas.