Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para cursos gratuitos de francês

Inscrições para cursos gratuitos de francês

Podem se inscrever estudantes e servidores. Há opção de Francês Iniciante e Francês para Mobilidade Estudantil (Franmobe). Os cursos são gratuitos, à distância.
publicado: 10/04/2024 14h23, última modificação: 10/04/2024 14h23

Estão abertas, até 14 de abril, as inscrições para alunos e servidores interessados em participar dos cursos de francês. Os cursos são gratuitos, à distância, com aulas síncronas ministrados pelo Assistente Francês. Serão abertas turmas para o curso de Francês Iniciante e Francês para Mobilidade Estudantil (Franmobe).

Ao todo, serão selecionados 45 estudantes dos cursos regulares - técnico, graduação e pós-graduação - do IFMG e 15 servidores ativos para o curso de Francês iniciante - francês como língua estrangeira e 20 estudantes dos cursos regulares para o curso Franmobe - Francês para mobilidade estudantil, de todos os campi. São três turmas de nível iniciante e uma turma Franmobe, com 20 alunos cada.

A carga horária total é de 130 horas, sendo 50 horas para aulas síncronas, 50 horas de atividades assíncronas e 30 horas de atividades complementares, da segunda quinzena de abril até a primeira quinzena de dezembro (duração de 30 semanas). Caso haja inscritos além do número de vagas disponíveis, o processo seletivo será realizado por meio da inscrição e sorteio. Para o curso Franmobe, haverá etapa eliminatória para verificação do nível mínimo A2 de conhecimento da língua francesa.

Francês iniciante: Aborda diversos aspectos da língua francesa com o objetivo de ajudar os estudantes a adquirir habilidades básicas em leitura, escrita, compreensão oral, conversação, gramática e vocabulário. Além disso, inclui informações sobre a cultura francesa e atividades práticas para reforçar o aprendizado.

No curso Francês Iniciante - Francês como língua estrangeira serão aceitos estudantes com pouco  ou nenhum conhecimento do idioma francês. As aulas síncronas ocorrerão às terças-feiras, das 17h às 18h40 ou das 19h às 20h40 ou, ainda às quartas-feiras, das 19h às 20h40.

Franmobe: Programa específico de aprendizagem do francês com apoio paralelo aos estudantes para o desenvolvimento de seu projeto de mobilidade em uma universidade francesa ou de outro país de língua francesa. A progressão de aprendizagem no padrão Franmobe oferta o nível de francês necessário para acessar um programa de mobilidade específico, sendo um projeto por semestre (ao todo são quatro semestres que podem ser estendido até seis semestres) Os estudantes selecionados farão o equivalente a dois semestres do programa neste ano letivo, ou seja, realizarão dois dos quatro projetos.

O Franmobe é direcionado exclusivamente a estudantes que tenham a intenção de fazer a mobilidade acadêmica para países de língua francesa. Para inscrição, é necessário ter conhecimento mínimo no nível A2 do idioma francês, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), visando melhor aproveitamento do curso. Nesse nível, o estudante pode entender frases e expressões relacionadas a informações pessoais, compras, trabalho, além de conseguir se expressar em situações simples e rotineiras que exigem troca direta de informações sobre atividades e interesses. As atividades síncronas serão realizadas às quintas-feiras das 17h às 18h40.

Clique aqui e inscreva-se!

Edital 15/2024 - Seleção de discentes e servidores do IFMG para Curso de Francês | Programa Assistente Francês 2024

Sobre o programa Assistente de Francês

O programa "Assistentes de Francês" criado em 2010 foi implementado pela Embaixada da França, em parceria com o France Education International, agência do Ministério de Educação Nacional francês, a fim de incentivar o ensino de idiomas, o intercâmbio cultural, a difusão das culturas francófonas, o aprimoramento do aprendizado da língua francesa, a preparação de alunos para a mobilidade acadêmica internacional e a troca de conhecimentos e de experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de educação profissional, além de promover o fortalecimento da internacionalização nas instituições da rede federal.