Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Administração
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Administração

O Mestrado Profissional em Administração ofertado pelo IFMG Campus Formiga, com ênfase em Finanças, está com inscrições abertas até 8 de novembro. O curso é gratuito.
publicado: 25/10/2021 10h41, última modificação: 28/10/2021 12h07

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Administração, ofertado pelo Campus Formiga, com início previsto para o primeiro semestre de 2022. São disponibilizadas 16 vagas e os interessados poderão se inscrever até o dia 8 de novembro de 2021. 

Na entrevista a seguir, conversamos com coordenador, o professor Daniel Fonseca, sobre as características do curso, que é gratuito, e o processo de seleção:

Quais as diferenças entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?

O Mestrado Acadêmico visa a realização de pesquisas - básicas ou aplicadas - com foco no produto acadêmico, como a produção de um artigo ou de uma obra bibliográfica, por exemplo. Já no Mestrado Profissional, o foco é voltado para a elaboração de um produto técnico ou tecnológico (como softwares e processos empresariais), a partir de pesquisas de problemas reais que visam ser solucionados.

Quais são as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Administração e suas possíveis aplicações?

O Mestrado Profissional em Administração tem concentração, e possivelmente é um dos poucos do Brasil que possui ênfase total na área de finanças. Assim, todo o nosso projeto foi desenvolvido para formar profissionais de alta capacitação para atuação no setor financeiro. Para isso, nós temos duas linhas de pesquisa: finanças comportamentais e tomada de decisões; e finanças corporativas e investimentos.

“O Mestrado Profissional em Administração do IFMG Campus Formiga é uma ótima oportunidade! A área de finanças carece de profissionais bem preparados e formados. Além disso, o programa possui alta qualidade e é gratuito.

A primeira linha, de finanças comportamentais, tem como objetivo gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras em relação aos aspectos cognitivos e comportamentais no processo de tomada de decisão dos indivíduos. De modo geral, buscamos investigar nessa linha, como é o comportamento do indivíduo na tomada de decisão financeira. Já na segunda linha, de finanças corporativas e investimentos, uma das premissas é gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras para criação de valores em diferentes tipos de organizações. Nessa linha, desenvolvemos pesquisas sobre função financeira, estratégias de investimentos e financiamento e a alocação de ativos nos mercados. Assim, a linha um foca no comportamento do indivíduo; e a linha dois foca na organização e no mercado.

Quem pode se inscrever no programa de Mestrado Profissional em Administração?

Pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento e que tenham interesse na área de finanças. Além de pessoas formadas na área, que são gestoras, em qualquer nível, de organizações ou que trabalham no mercado financeiro.

E como é feito o processo de seleção dos candidatos?

O Processo Seletivo é realizado anualmente e o processo consiste em três etapas. A primeira, é o Teste ANPAD, uma prova realizada - de forma independente - pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. O resultado do teste é realizado como requisito de seleção. Para se inscrever, o candidato deve ter, no mínimo, 250 pontos na prova de inglês e 250 pontos na nota geral do teste.

A segunda fase é a arguição sobre a proposta de pesquisa e entrevista com o candidato. Esta etapa eliminatória é feita com a avaliação de uma banca examinadora, composta por três professores permanentes do programa. O candidato deve atingir pelo menos 60 pontos para avançar para a próxima fase. Por fim, a terceira fase é a avaliação do currículo. São avaliados critérios como experiências profissionais e acadêmicas, publicações de artigos, produção de trabalhos técnicos e acadêmicos, entre outros. Ao final das três etapas, as notas obtidas em cada fase são somadas e o resultado geral dará a classificação aos candidatos.

Confira aqui o edital de seleção

Para mais informações sobre o mestrado, acesse o site do IFMG Campus Formiga, e, em caso de dúvidas ou informações, envie um e-mail para mpa.formiga@ifmg.edu.br.