Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para intercâmbio de estudantes de graduação do IFMG em Portugal

Inscrições para intercâmbio de estudantes de graduação do IFMG em Portugal

As inscrições poderão ser realizadas entre 23 de maio e 4 de julho. A ação é parte do Programa Internacionaliza de mobilidade acadêmica internacional para 2023.
publicado: 16/05/2022 10h04, última modificação: 16/05/2022 10h04

Estarão abertas, entre os dias 23 de julho e 4 de maio, as inscrições para a seleção de estudantes dos cursos de graduação do IFMG para o Programa Internacionaliza de mobilidade acadêmica internacional. O intercâmbio permitirá aos estudantes selecionados a possibilidade de estudar no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, entre fevereiro e julho de 2023.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente de forma online, sendo que a documentação necessária deve ser enviada para o e-mail internacionaliza@ifmg.edu.br. São disponibilizadas cinco vagas, sendo, no máximo, uma por campus. O programa irá oferecer, para os estudantes selecionados, auxílio para custear parcialmente as despesas dos estudantes com alojamento, alimentação, seguro de viagem internacional e passagens aéreas para o intercâmbio acadêmico ao longo de 20 semanas (um semestre letivo).

Quem pode se candidatar?

Podem participar discentes de todos os campi do IFMG devidamente matriculados nos cursos superiores – bacharelado, licenciatura e tecnológicos – que atendam aos seguintes requisitos:

• ter concluído no mínimo 20% e no máximo 80% da matriz curricular;
  • ter um coeficiente de rendimento acadêmico global de, no mínimo, 70;
  • não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada pela Capes, CNPq ou qualquer outro órgão de fomento; ou ter sido selecionado para atividade anterior de intercâmbio ou estágio exterior com recurso do IFMG.

Seleção e resultado

O processo seletivo é organizado em duas etapas: conferência e homologação da inscrição (eliminatória); e avaliação da pontuação da documentação (classificatória). Serão contemplados os cinco estudantes com as maiores notas, de campi diferentes. O resultado será divulgado a partir do dia 28 de julho e é importante que os selecionados providenciem, entre agosto e outubro de 2022, a emissão do passaporte para a viagem.

Dúvidas e informações adicionais pode ser enviadas para internacionaliza@ifmg.edu.br.

Sobre o intercâmbio e o Instituto Politécnico

O programa é regido pelos convênios firmados entre o IFMG e o Instituto Politécnico de Bragança, que oferece mais de cem cursos e ciclos de estudos, incluindo especialização tecnológica, licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado.

A cidade de Bragança está localizada ao norte de Portugal, a cerca de 500 quilômetros da capital Lisboa e próxima à Espanha. É uma região montanhosa, com vilas históricas e uma gastronomia variada. Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida, com destaque nos campos de habitação, segurança e qualidade do meio ambiente, além de baixo custo de vida.

O intercâmbio vai contribuir para o desenvolvimento do capital intelectual e cultural dos alunos, além de promover a complementação da formação acadêmica. A ação favorece, ainda, o estreitamento do canal de contato entre professores das duas instituições, com foco no desenvolvimento de pesquisa, inovação, troca de saberes e experiências.

Acesse o Edital Nº 39/2022 - Internacionaliza IFMG | Graduação