Notícias
Oficina "Práticas de Educação Inclusiva" aberta a comunidade
Nos dias 3 e 4 de abril, de 14 às 17 horas, será realizada a Oficina “Práticas de Educação Inclusiva” que será conduzida pela professora da UFMG, Sônia Caldas Pessoa. A oficina, que acontece no Campus Ouro Branco, é destinada aos servidores do IFMG, professores da rede municipal e demais interessados no tema.
Sônia Caldas Pessoa é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG). Também é autora dos livros "Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas" e de “Afetos de mãe: amor, morte e vida” e atuou na organização de outras obras, entre elas, o livro “Comunicação e acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras, realizado em parceria com colegas e com pessoas com deficiência”.
Para a professora pensar e atuar na inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino passa não apenas por políticas que visem promover o acesso, mas também por uma delicada e complexa relação que se estabelece nos diversos locais. “Falar sem tabus e refletir sobre estratégias de acessibilidade torna-se, portanto, fundamental tanto para docentes, como para técnicos administrativos e os próprios estudantes, tendo em vista as adaptações aos direitos e atividades cotidianas de pessoas com deficiência que integram essas comunidades na educação”, afirma.