Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2023: provas para cursos técnicos ocorrem domingo, dia 4 de dezembro
conteúdo

Notícias

Processo Seletivo 2023: provas para cursos técnicos ocorrem domingo, dia 4 de dezembro

Para ter acesso ao local, é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível na área do candidato.
publicado: 30/11/2022 15h37, última modificação: 30/11/2022 15h37

Serão realizadas no próximo domingo, 4 de dezembro, as provas objetivas do exame de seleção para cursos técnicos do IFMG que irão ingressar no primeiro semestre letivo de 2023. As provas têm previsão de início às 13h e término às 17h. Cerca de 12 mil candidatos participam do processo seletivo dos cursos técnicos integrados e subsequentes, que oferta 2.809 vagas em 62 cursos. 

A prova objetiva de conhecimentos gerais é constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 5 de dezembro. Lembrando que este exame de seleção é destinado apenas aos candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados (para quem vai cursar o Ensino Médio e o técnico no IFMG) e cursos subsequentes (para quem possui Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica). 

Os exames serão aplicados na cidade onde está situado o campus ofertante do curso em que o candidato se inscreveu: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. Excepcionalmente, serão aplicadas provas na cidade de Capelinha e Mariana, para candidatos aos cursos dos campi São João Evangelista e Ouro Preto, respectivamente, que fizeram esta opção.

No dia da prova 

O candidato deve chegar ao local de realização das provas com antecedência de, no mínimo, 40 minutos do horário determinado para o início. Para ter acesso ao local de provas, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) disponível na área do candidato (clique aqui). São considerados documentos oficiais válidos: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte com validade vigente, certificado de reservista ou carteira profissional. O documento deverá conter foto e estar em condições de identificação dos dados do candidato.

Durante a prova é permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, sendo proibido portar qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio, calculadora, pendrive, Ipods, tablets, entre outros, mesmo desligados. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. O candidato deverá permanecer no local de realização das provas por 60 minutos, no mínimo, a partir do horário de início da aplicação (período de sigilo) e, após este período, é permitido levar o caderno de questões.

Em virtude das condições da pandemia Covid-19, deve-se cumprir, rigorosamente, os protocolos de saúde locais (municipais), e, na ausência destes, sugere-se o uso de máscara para a realização das provas. O IFMG não oferecerá máscara de proteção facial para os candidatos. Em caso de dúvidas relacionadas à prova objetiva presencial, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br até as 13 horas do dia 2/12/2022 (sexta-feira).

Informações completas estão disponíveis no aqui

Para consultar o cartão definitivo de inscrição, acesse a Área do candidato | Cursos técnicos

Cronograma: próximas etapas do processo seletivo para cursos técnicos

  • 5 de dezembro - Divulgação do gabarito                                                                                                                              
  • 6 e 7 de dezembro - Prazo para recursos contra gabarito e questões das provas
  • 13 de dezembro - Decisão dos recursos contra gabarito e questões das provas
  • 20 de dezembro - Resultado preliminar do Processo Seletivo
  • 21 e 22 de dezembro - Prazo para recursos contra o resultado preliminar
  • 23 de dezembro - Decisão dos recursos contra o resultado preliminar
  • 23 de dezembro - RESULTADO FINAL do Processo Seletivo 2023 para Cursos Técnicos

Para acompanhar o processo seletivo dos cursos superiores, cuja forma de avaliação baseia-se no Enem, acesse a Área do candidato | Cursos superiores 

Vestibular e Exame de Seleção 2023 - Informações gerais