Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simulação de Conferência da ONU 2023 no Campus Ouro Branco

Simulação de Conferência da ONU 2023 no Campus Ouro Branco

Nos dias 23, 24 e 25 de junho será realiza a UNIF, uma simulação de conferência da ONU realizada pelo IFMG Campus Ouro Branco. Neste ano, participam do evento quase 200 estudantes.
publicado: 19/06/2023 16h54, última modificação: 19/06/2023 16h54

Nesta semana, entre os dias 24 e 25 de junho, será realizada a 6ª edição da UNIF (United Nations Instituto Federal) com o tema "Américas". O evento, que acontece anualmente, simula conferências da ONU (Organização das Nações Unidas), tratando de questões atuais e relevantes no Brasil e no mundo.

Neste ano, quase 200 estudantes de Ensino Médio irão atuar como delegados, ou seja, como diplomatas representando um país, personalidade ou organização não governamental defendendo seus posicionamentos perante diversas questões e buscando soluções para problemas reais. O evento contará também com participantes da Escola Estadual Conselheiro Antão de Itaverava e da Escola Estadual Cônego Luiz Vieira Da Silva de Ouro Branco.

Confira os debates que irão rolar por lá (para saber mais, clique aqui)!

• Júri Simulado: Boate Kiss
  • CCO: Guerra dos Farrapos
  • CSNU: Pós Segunda Guerra Mundial: construção de países aos afetados
  • FAO: Insegurança Alimentar na América Latina e Caribe
  • AC: Agência de Comunicações

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os alunos atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social. Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.