Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sisu 2024: 2a chamada chamada dos cursos de graduação

Sisu 2024: 2a chamada chamada dos cursos de graduação

Os candidatos convocados pela 2a chamada dos Cursos de Graduação pelo Sisu 2024 deverão realizar as matrículas entre os dias 1o e 7 de março. Alunos excedentes poderão ser convocados caso haja disponibilidade de vagas.
publicado: 01/03/2024 08h36, última modificação: 01/03/2024 08h36

De 1o a 7 de fevereiro serão realizada as matrículas da 2a chamada dos candidatos aprovados pelo Sisu para os Cursos de Graduação em Administração, Engenharia Metalúrgica e Sistemas de Informação.

Como realizar a sua matrícula?

As matrículas serão efetivadas a partir do preenchimento do Sistema de Matrículas do IFMG (matricula.ifmg.edu.br) - o sistema só é liberado nas datas das matrículas conforme o cronograma de cada chamada - e envio da documentação digitalizada. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail secretaria.ourobranco@ifmg.edu.br.

Convocação para validação da reserva de vagas

Os candidatos inscritos para as vagas destinadas a negros (pretos ou pardos) ou indígenas também deverão passar pelo processo de heteroidentificação que será realizado presencialmente. Trata-se de uma entrevista, etapa complementar à autodeclaração realizada pelo candidato, e o cronograma já está disponível para consulta. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail heteroidentificacao.ourobranco@ifmg.edu.br.

A partir deste ano, o Sisu passou a utilizar uma nova nomenclatura para as cotas. Assim, deverão passar pelo processo de heteroidentificação, que será realizado presencialmente, os candidatos inscritos nas vagas LB PPI e o LI PPI. Confira abaixo:

• AC: Ampla concorrência;
  • LB_PPI: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LB_Q: candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LB_PCD: candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LB_EP: candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_PPI: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_Q: candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_PCD: candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_EP: candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

→ Clique aqui e confira a lista dos estudantes convocados, os documentos necessários, o cronograma, as etapas do processo de matrícula e da validação de vagas (processo de heteroidentificação)

Convocação dos Excedentes e Lista de Espera

Após a matrícula dos candidatos aprovados, de acordo com a respectiva chamada, caso haja vaga disponíveis, os candidatos excedentes poderão ser convocados observando a quantidade de vagas e as ações afirmativas (cotas). É responsabilidade do candidato acompanhar as chamadas publicadas no site do Campus Ouro Branco - o IFMG não envia e-mail aos candidatos convocados.