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Normas e Regulamentos

Regulamento da Biblioteca - IFMG Campus Piumhi

Plano de Contingência da Biblioteca - IFMG Campus Piumhi

Normas e Regulamentos do IFMG

 

✅  REGRAS GERAIS

    - Não é permitido comer, beber nas dependências da biblioteca;
    - Todos os livros consultados deverão ser deixados sobre as mesas e NÃO DEVEM ser recolocados nas estantes pelos usuários;
    - Não é permitido o uso de telefone celular e aparelhos sonoros durante a permanência na biblioteca;
    - Falar baixo e evitar barulhos desfavoráveis ao ambiente de leitura e pesquisa;
    - Manter a ordem e a limpeza e não rabiscar as mesas de estudo.

    ✅  USUÁRIOS

    Poderão ter acesso ao empréstimo domiciliar os alunos regularmente matriculados, docentes efetivos, visitantes e contratados, técnicos administrativos, terceirizados e alunos especiais (matrículas isoladas, cursos FIC e outros programas/projetos de formação) do IFMG – Campus Avançado Piumhi. 

    A comunidade externa poderá utilizar o espaço da biblioteca para estudo e consulta local ao acervo, não sendo permitido o acesso aos serviços de circulação de materiais.

    Para efetuar o cadastro na biblioteca para realização de empréstimos, os usuários deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, carteira de estudante ou carteira funcional juntamente com o número de CPF.

    ✅  EMPRÉSTIMO

    O prazo de empréstimo para alunos, técnicos administrativos, terceirizados e alunos especiais são 7 (sete) dias corridos e para professores são 14 (quatorze) dias corridos, podendo ser renovado por até 5 vezes consecutivas, caso a obra não esteja em reserva e o usuário não esteja atrasado ou com pendências na biblioteca. As obras de consulta local serão emprestadas por um período de 4 (quatro) horas.

    Os alunos, técnicos administrativo, terceirizados e alunos especiais poderão retirar para empréstimo domiciliar até 5 (cinco) materiais bibliográficos; os professores poderão retirar 7 (sete), sendo permitido somente 1 (um) exemplar por título.

    ⚠️ ATENÇÃO: No ato do empréstimo, o usuário deverá verificar as condições de uso da obra e, caso não esteja boa, ele deverá fazer as observações dos danos existentes.

     🙋🏻‍♂️🙋🏻 O usuário é responsável pelos materiais que retirar da biblioteca por empréstimo, devendo indenizá-la pela perda e eventuais danos causados aos mesmos.

    ✅  RENOVAÇÃO

    A renovação poderá ser realizada por meio do ambiente virtual  "Meu Pergamum" ou nos computadores disponíveis da biblioteca. O limite de renovações de empréstimo é de até 5 (cinco) vezes.

    📚 Tutorial para RENOVAÇÂO de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

    📲 Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

    ✅  DEVOLUÇÃO E SUSPENSÃO

    A devolução das obras deverá ocorrer até a data prevista registrada pelo sistema. Para a devolução de obras em empréstimo especial, deverá ser considerada a hora informada no ato do empréstimo.

     ⚠️ ATENÇÃO: Os livros devem ser devolvidos na BIBLIOTECA. O atraso na devolução do material retirado por empréstimo implicará na SUSPENSÃO automática do usuário, pelo dobro do número de dias corridos em atraso.

    O usuário com situação irregular na biblioteca terá acesso limitado aos serviços, não podendo efetuar novos empréstimos, renovações e reservas de obras.

    Os dias de suspensão poderão ser trocados por alimentos não perecíveis, os quais irão compor cestas básicas para serem doadas a Instituições de Caridade de Piumhi, conforme orientações da opção Suspensão Solidária".

    ✅  RESERVA

    A reserva é realizada por meio do acesso ao  "Meu Pergamum";
    É permitida apenas a reserva de materiais que NÃO se encontram disponíveis no acervo da biblioteca;
    É permitido ao usuário realizar a reserva de materiais apenas da biblioteca do campus ao qual está vinculado;
    O usuário ficará impedido de reservar materiais que se encontram emprestados em seu nome;
    O usuário que estiver cumprindo afastamento ou com materiais em atraso, não poderá fazer reservas;
    A reserva ficará disponível por 24 horas, a partir do momento da devolução do material;
    Caso o usuário não realize o empréstimo dentro das 24 horas, a reserva será cancelada automaticamente pelo  sistema e direcionada ao próximo usuário da fila.

      ⚠️ ATENÇÃO: é responsabilidade do usuário conferir a liberação da reserva na biblioteca ou por meio do acesso ao  "Meu Pergamum". A biblioteca não se responsabiliza pelo CANCELAMENTO automático das reservas NÃO retiradas no prazo.

     📚 Tutorial para RESERVA de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

     📲 Acesso direto - Consulta ao Acervo - CLIQUE AQUI

    ✅  NADA CONSTA

    A Declaração de Nada Consta é obrigatória a todos os usuários para as seguintes finalidades:

    Cancelamento de matrícula;
    Trancamento de matrícula;
    Colação de grau;
    Mudança de curso no âmbito do IFMG;
    Encerramento de contrato de trabalho para professores substitutos ou visitantes e demais colaboradores;
    Vacância, Remoção, Redistribuição, Exoneração e Aposentadoria de servidores.

    A declaração poderá ser emitida por meio do "Meu Pergamum" pelo próprio usuário, solicitada presencialmente na Biblioteca ou via e-mail: biblioteca.piumhi@ifmg.edu.brSua emissão será feita após a devolução de todos os materiais emprestados no Sistema Pergamum, reposição de materiais danificados, extraviados ou perdidos.

    📄 Tutorial para emissão da Declaração de Nada Consta no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

     📲 Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI

    ✅  REPOSIÇÕES DE MATERIAIS

    Em caso de perda, extravio ou de qualquer dano físico constatado no material, o usuário deverá realizar a reposição do material, substituindo-o por:

    outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior);
    obra similar (em caso de obra esgotada) definida conforme política da biblioteca.

    Os casos omissos neste Regulamento serão dirimidos pelo responsável pela Biblioteca e pela Direção de Ensino do Campus.