Você está aqui: Página Inicial > Menu > Ensino > Atendimento ao Docente, Estudante e Comunidade - SADEC > Assistência Estudantil
conteúdo

Assistência Estudantil

A Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFMG configura-se num conjunto de princípios e diretrizes que orientam o desenvolvimento de programas, projetos e ações capazes de democratizar o acesso e a permanência dos estudantes na educação pública federal, numa perspectiva de educação como direito e compromisso com a formação integral do sujeito e com a redução das desigualdades socioeconômicas.

A Assistência Estudantil perpassa os direitos humanos e vincula-se ao mundo do trabalho, à cultura, ao esporte, ao lazer, à autonomia, aos movimentos sociais e à participação estudantil.

 

Programas da Assistência Estudantil

Bolsa Permanência

O Programa da Bolsa Permanência consiste em auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência dos estudantes no IFMG, possibilitando a integralização do curso.

 Editais, anexos e resultados

 Resultado Preliminar Edital 09/2021

Resultado Final Edital 09/2021

Sistema de Seleção da Assistência Estudantil do IFMG - SSAE IFMG 

O SSAE é a plataforma de seleção para os editais da Assistência Estudantil.

Acesso para o SSAE IFMG:

 

Monitoria

A Bolsa Monitoria é um programa de Apoio Pedagógico que tem por finalidade atender às necessidades de formação acadêmica dos estudantes, consistindo no pagamento de bolsas para os estudantes monitores das disciplinas dos cursos técnicos e superiores.

Editais, anexos e resultados: Acesse aqui

 

Visitas Técnicas e Participação em Eventos

A ajuda de custo para participação em Visitas Técnicas e Participação em Eventos equivale a um subsídio, sendo esse uma forma de apoio monetário, concedida pelo IFMG, no sentido de fomentar o desenvolvimento da atividade.

 

Regulamentos da Assistência Estudantil

Acesso à legislação

 

Coordenador local

Carlos Eduardo Maculan – técnico em assuntos educacionais

Contato: (37) 3412-0368

E-mail: assistenciaestudantil.piumhi@ifmg.edu.br