Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital interno seleciona proposta do IFMG para implantar Oficina 4.0

Edital interno seleciona proposta do IFMG para implantar Oficina 4.0

Com recursos de chamada pública, campus poderá desenvolver programa de capacitação de alunos, em um espaço destinado a criar soluções inovadoras para o setor produtivo.

publicado: 14/07/2020 11h19, última modificação: 14/07/2020 11h19

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) lançou nesta sexta-feira, 10 de julho, o edital nº 30/2020, que visa a selecionar proposta do IFMG a ser submetida em chamada pública de âmbito nacional, destinada à implementação de um programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0. O objetivo é atender até 15 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com recursos para investimento em equipamentos, materiais de consumo e bolsas de pesquisa.

Publicada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), a chamada pública nº 02/2020 prevê recursos financeiros de R$ 216 mil por projeto, distribuídos ao longo de dez meses. No âmbito do IFMG, os professores interessados terão até 7 de agosto para formular a proposta, que poderá estar relacionada a apenas um campus ou ser multicampi. O projeto selecionado pelo NIT será inscrito no edital do IFES.

Para a elaboração da proposta, deverão ser consideradas iniciativas que se enquadrem no conceito de Economia 4.0. O projeto deverá se basear na introdução, desenvolvimento e difusão de tecnologias digitais, que envolvam automação e uso intensivo de dados, de modo a impactar transversalmente os três setores base da economia.

As Oficinas 4.0 funcionarão como espaços de construção coletiva, por meio da aprendizagem baseada em projetos, voltados à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo. O objetivo é desenvolver em estudantes do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.

A inscrição de propostas deve ser realizada pelo e-mail edital.inovacao@ifmg.edu.br. Além do projeto, o proponente deverá enviar: declaração de interesse do campus onde será instalado o espaço, assinada pela direção-geral, em formato de ofício gerado no SEI (anexo III); no caso de equipes multicampi, ofício assinado pela direção-geral de cada campus envolvido, declarando anuência da participação no projeto, bem como a concordância da designação do campus para instalação do laboratório 4.0; declaração de intenção de parceria de cada uma das instituições parceiras do setor produtivo nos projetos de inovação (anexo IV). Toda a documentação deverá ser enviada em formato PDF em um mesmo e-mail. Não serão aceitas documentações enviadas separadamente.

O resultado da seleção interna do IFMG será divulgado no dia 21 de agosto. Já o resultado do edital do IFES, que terá duas fases de seleção, está previsto para o dia 28 de setembro. O início das oficinas nas instituições selecionadas ocorrerá em 3 de novembro de 2020.

Acesse o edital interno do IFMG - edital n° 30/2020

Anexo II - modelo para apresentação da proposta