Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMG Ponte Nova representará o Brasil em Campeonato Sul-Americano de Karatê

publicado: 11/08/2021 13h16, última modificação: 11/08/2021 13h16

O atleta, Álan Marçal da Silva, é estudante do 3o ano do Curso Técnico Integrado em Administração do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova. Ele é natural da cidade de Raul Soares/MG e fará parte da equipe da Confederação Brasileira de Karatê - CBK, que representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, na Bolívia.

O Campeonato Sul-Americano de Karate 2021 estava agendado para este ano, no período de 27/09 a 03/10, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Contudo, diante das condições pandêmicas da COVID-19 que alguns países Sul-Americanos ainda se encontram, o evento foi temporariamente suspenso.

O estudante participará da competição na modalidade Kumitê e na categoria Junior -55kg, e seu treinador é o seu pai, o Sr. Claudio Avelino da Silva.

Trajetória

“É uma honra poder compartilhar este momento com o IFMG e contar sobre a prática deste esporte, que acontece fora da escola. O meu maior objetivo sempre foi defender o Brasil numa competição internacional”.

O estudante relata que quando criança treinava com o pai, mas depois ficou alguns anos afastado. Há cerca de cinco anos atrás, seu pai e treinador, pediu que ele voltasse a se dedicar aos treinos. Desde então, ele representa a Seleção Mineira de Karatê há 5 anos consecutivos, foi Campeão Brasileiro em 2017, Campeão da Arnold Classic South America, Tri-Campeão do Open Nacional de Venda Nova do Imigrante; e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro em 2019. No final deste mesmo ano (2019), o atleta e seu treinador resolveram montar uma preparação melhor para que ele pudesse disputar a vaga e representar o país no Campeonato Sul-Americano de Karatê.

Foto Alan marçalSegundo o estudante: "O esporte de alto rendimento cada dia que passa se torna mais competitivo, e exigente. Treinos intensos, dieta regrada, distanciamento da família e amigos são algumas das exigências de quem experimenta esse estilo de vida. Todavia, com 17 anos, cursando o último ano do ensino médio, a vida acadêmica por mais branda que seja, demanda também esforços e tempo. Para que a harmonia entre essas coisas aconteça, é necessário que o sujeito, e as pessoas que o rodeiam estejam dispostas a encarar essa rotina dual de maneira séria e comprometida. Felizmente, tenho família e amigos que sempre me apoiaram e sonharam comigo. Uma escola onde possuo voz, e que entende a importância das atividades extracurriculares para a formação de cidadão. Com esses pilares fortes a caminhada, sem dúvidas, é menos difícil, e mais alegre! Obrigado a todos que estão juntos!"

Para o diretor do IFMG
Campus Avançado Ponte Nova, Leonardo de Paiva Barbosa, “o Álan é um grande exemplo de que é possível conciliar a vida acadêmica com outras atividades.” O diretor ressalta que a história do estudante é inspiradora e o IFMG se orgulha de tê-lo na nossa instituição.

registrado em: