Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG Ponte Nova criam e-book de "Nossos Direitos em músicas". Confira!
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFMG Ponte Nova criam e-book de "Nossos Direitos em músicas". Confira!

publicado: 14/05/2021 13h15, última modificação: 14/05/2021 13h15
IFMG


O e-book intitulado 
"Nossos Direitos em músicas" foi resultado de um trabalho desenvolvido pelos alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Administração, durante o segundo semestre de 2020. O projeto foi realizado na disciplina Noções de Direito, orientado pela Professora Cássia do Carmo Pires Fernandes.

O objetivo agora é disponibilizar em repositórios públicos e gratuitos como um "Produto educacional".

ACESSE AQUI O E-BOOK COMPLETO - NOSSOS DIREITOS EM MÚSICA

 

Apresentação

Exercitando a imaginação pedagógica, especialmente no contexto imposto pela pandemia do novo Coronavírus que impactou na suspensão das atividades presenciais em todas as escolas do país, emergiu a ideia de ensinar Direito a partir de músicas, resultando neste e-book.

A disciplina Noções de Direito, por sua natureza teórica, a princípio pode ser vista como engessada ao estudo frio de doutrinas e leis. Por isso, buscando aproximar os conteúdos da vida dos estudantes, foi lançado o desafio para que relacionassem alguns ramos do direito a músicas de diferentes gêneros e artistas. As escolhas e análises foram de acordo com os interesses dos grupos de estudantes.

 

ebook Musica e DireitosTrecho da análise do estudante Willian Ribeiro de Assis:

"Eu escolhi a música Reabolição por ser de um artista de Ponte Nova, o Arthur Vinih,o que é legal de se fazer para valorizarmos o talento local. Além disso, estou dando voz a uma pessoa negra retratando a sua realidade, o que precisa sempre estar em pauta e ser refletido pelas pessoas. Pode-se relacionar a música ao Artigo 2º , inciso I da Declaração Universal dos Direitos Humanos que reza: “Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição” , e também ao Artigo 3º , Incisos I, III e IV da Constituição Federal de 1988 ao determinar que “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
[continua no e-book...]

 

registrado em: