Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG Ponte Nova mobilizados contra o Aedes aegypti

Estudantes do IFMG Ponte Nova mobilizados contra o Aedes aegypti

Combate ao Aedes aegypti

publicado: 04/05/2016 22h03, última modificação: 04/05/2016 22h03

Na última quinta-feira, dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG Campus Avançado de Ponte Nova saíram às ruas da cidade mobilizados em combate ao Aedes aegypti. A iniciativa fez parte da Semana Nacional de Mobilização, promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com estados e municípios. Os estudantes foram acompanhados por 15 Agentes Municipais de Saúde em visita à residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos, orientando a população acerca dos riscos e necessidade de cuidados, além de distribuir uma cartilha com orientações sobre prevenção e ações para a eliminação do mosquito, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika.

Antes de sair às ruas da cidade, o Coordenador Municipal de Combate à Endemias, Reinaldo Fabri, orientou os estudantes quanto às dificuldades de combate ao mosquito em Ponte Nova, e também sobre o grande número de casos de doenças provenientes do Aedes aegypti no município: “Trata-se de um problema que assola todas as classes sociais e todos os bairros. O cuidado deve ser mantido durante todo o ano, mas iniciativas como essa são necessárias para que vocês estudantes possam levar informações e orientações para as suas casas. Não existe uma vacina e por isso, cada vez mais, a prevenção é necessária”. O professor José Costa, que leciona filosofia e sociologia no Campus, discutiu com os estudantes sobre o histórico de combate ao mosquito, apontando as dificuldades desse enfrentamento e refletindo sobre os motivos que levam à permanência do mesmo e de suas consequências nas cidades brasileiras.

Segundo o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, um dos principais meios para que o país possa diminuir consideravelmente os números de casos de dengue, zika entre outras doenças provocadas pelo mosquito, é promover atividades educativas, “onde os 60 milhões de estudantes do Brasil atuem como disseminadores de informações e orientações”. A estudante do curso técnico integrado em Administração, Juliana Osório acredita que “foi uma maneira de conscientização de todos para a urgência do momento, onde temos uma epidemia no Brasil”. Com uma população de 60.000 habitantes, Ponte Nova teve uma incidência de 148 casos de doenças associadas ao Aedes aegypti nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2016, segundo dados do Ministério da Saúde.

Foto1: Alunos Dengue 1

Foto 1: Conversa com os estudantes sobre a necessidade de cuidados para prevenção de doenças ligadas ao Aedes aegypti

Foto 2: Alunos Dengue 2

Foto 2: Estudantes visitam residências em Ponte Nova, oferecendo orientações para o co combate ao mosquito.

Crédito das imagens: Gustavo Reis