Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores de Educação Física lançam livro sobre experiência docente na pandemia
conteúdo

Notícias

Professores de Educação Física lançam livro sobre experiência docente na pandemia

A obra conta com versões impressa e digital, que serão lançadas no próximo dia 15 de dezembro, em live do canal IFMG Play, no YouTube.
publicado: 13/12/2021 11h32, última modificação: 13/12/2021 11h32

Desenvolvido a partir da colaboração de autores de 13 campi, o livro “A Educação Física no Instituto Federal de Minas Gerais: experiências docentes em tempos de pandemia” será lançado oficialmente no dia 15 de dezembro por meio de uma live no Canal do YouTube IFMGPlay, às 20h.

Lançado em formatos físicos e digital (e-book), o livro tem o objetivo, como sugere o título, de apresentar e refletir as experiências de professoras e professores de Educação Física do IFMG, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão em tempos de pandemia.

A produção se deu a partir dos desafios durante o processo de reorganização do “Encontro Esportivo”, uma das ações intercampi do Programa Institucional de Esporte e Lazer (Piel) - realizado de 2009 a 2019 presencialmente. Devido à pandemia de covid-19, o evento foi adaptado em 2021 para o formato on-line.

Para além da construção e execução do Encontro Esportivo, nos últimos anos foram realizados encontros pedagógicos do coletivo de professores e professoras de Educação Física, rodas de debates sobre a reorganização curricular do Ensino Médio Integrado, Festivais de Esporte/Lazer, ações em projetos de ensino, extensão e pesquisa. Neste contexto, o livro se materializa como mais uma produção coletiva política e de caráter pedagógico, com treze experiências educacionais.

Dividida em capítulos, a obra acaba se tornando um material fundamental ao pensar a Educação Física no IFMG, justamente por compartilhar os processos de reorientação durante os períodos remotos e os percalços dos professores do coletivo. Como conta o professor e também organizador Rodrigo de Oliveira Gomes, "o livro é uma coletânea importante, repleta de práticas e saberes docentes que vai estar disponível à nossa comunidade interna e externa”.

A versão impressa conta com 200 exemplares, que serão distribuídos nos 18 campi e nas bibliotecas municipais - onde tenha IFMG. Quanto à versão e-book,  já está disponível gratuitamente no site da Editora CRV.

 

registrado em: