Você está aqui: Página Inicial > Arinter > Notícias
conteúdo

Notícias

publicado 09/08/2016 16h16, última modificação 22/11/2018 16h49

 

Conif lança edital para bolsas de estudo no Canadá

 O edital, elaborado pelo CICan com a colaboração do Conif e da coordenação do Forinter, prevê a concessão de cinco bolsas de estudo (uma por região geográfica do país) para alunos dos cursos superiores de tecnologia, por um período de 16 meses (que incluem curso de idiomas, graduação e estágio profissional) em uma instituição canadense.

Cada instituto, poderá indicar somente um estudante para a etapa final de seleção que será realizada por uma comissão composta por representantes do CICan e do Conif. 

A etapa final de seleção consistirá de análise da documentação de inscrição, além de prova de inglês .

Destacamos, por fim, que a bolsa cobre taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também estão incluídos uma ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá.

Maiores informações estão disponíveis na chamada pública e pelo e-mail internacional@conif.org.br ou arinter@ifmg.edu.br.

 

Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018

Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018 IFMG

 

 Instituições nacionais que fomentam a mobilidade acadêmica:

 

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - agência de fomento do governo federal -, oferece uma série de bolsas para vários países, especialmente em nível de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior. Geralmente os candidatos estão vinculado a uma instituição de ensino no País, cursando programas de pós-graduação.

Mais informações:http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

CNPq

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico financia bolsas para doutorado sanduíche e e doutorado pleno no exterior.

Mais informações:http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13

 

Instituições e entidades estrangeiras que fomentam a mobilidade acadêmica:

 

Alemanha
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) oferece bolsas para cursos de mestrado e doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, açlém de especialização em música, artes, desing, artes cências, arquitetura e cinema.

Mais informações:http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

 

Austrália
Disponibiliza bolsas e auxílios para estudos no exterior. Com o programa de bolsas da Endeavour é possível fazer o mestrado e o doutorado em instituições australianas.

Mais informações:http://www.innovation.gov.au/InternationalEducation/Endeavour

 

Canadá
O programa de bolsas internacionais disponibiliza uma série de programas para candidatos brasileiros interessados fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no Canadá.

Mais informações:https://w01.scholarships-bourses.gc.ca/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx?lang=eng


O Fundo de Pesquisas de Québec oferece uma série de bolsas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros.

Mais informações: http://www.fqrnt.gouv.qc.ca/en/bourses/index.htm

 

Espanha
As bolsas Maec-Aecid fazem parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação española para estudos no nível de pós-graduação. Existem bolsas, inclusive, para que está no último ano da graduação.

Mais informações:http://www.becasmae.es

 

Estados Unidos

A Education USA - fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos -, consolida e disponibiliza informações sobre bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros.

Mais informações:http://www.educationusa.org.br/site/agenda/internas.php

A Comissão Fulbright no Brasil oferece várias possibilidades de bolsas de pós-graduação para brasileiros. No programa de de doutorado parcial, estudantes podem desenvolver parte da pesquisa nos Estados Unidos.]

Mais informações:http://www.fulbright.org.br/content/view/11/70/

 

Grã-Bretanha
As bolsas Chevening financiam bolsas de mestrado nas universidades britânicas. O programa também incentiva a criação de um grupo de relacionamento e networking entre os participantes.

Mais informações:http://www.chevening.org/brazil/

 

OUTRAS

Fundação Carolina

O programa de bolsas da entidade oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha.

Mais informações:http://gestion.fundacioncarolina.es

Fundação Beca

Baseada no México, a fundação oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizarem estudos de pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais.

Mais informações:http://www.fundacionbeca.net/becas_instituciones.php

Erasmus Mundus

Programa criado pela União Europeia, o Mundus oferece bolsas integrais para realização de cursos de mestrado e doutorado.

Mais informações:http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus

ELAP

O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. 

Mais informações :http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx

Jovens Embaixadores

O programaJovens Embaixadores, criado em 2002, é um projeto da embaixadaestadunidenseque proporciona a oportunidade para que jovens brasileiros, de escolas públicas, visitem por três semanas os Estados Unidos. Visa aproximar os laços entreBrasileEstados Unidos da América, além de valorizar e promover o fortalecimento da educação pública.

Mais informações: http://www.jovensembaixadores.org/