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Saiba como funciona a gamificação
A etapa de construção do PDI que envolve a consulta à comunidade acadêmica será realizada a partir de uma abordagem de gamificação. Será aplicada a ferramenta Noosfero, por meio do link participa.ifmg.edu.br.
A plataforma web Noosfero tem funcionalidades de mídias sociais, tornando visíveis à comunidade pontos externalizados pelos membros e permitindo interações. Essa proposta se justifica devido à natureza distribuída dos campi do IFMG, bem como da diversidade de partes interessadas na instituição – docentes, discentes, TAEs.
Fornece as seguintes funcionalidades:
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postar ideias;
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fazer comentários;
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avaliar as contribuições, os pontos fortes, pontos fracos e sugestões de missão, visão e valores postadas.
Os alunos devem acessar a plataforma utilizando as mesmas credenciais para acesso ao Portal Meu IFMG: número de registro acadêmico (RA) e senha.
Os docentes e técnicos administrativos deverão utilizar as mesmas credenciais para acesso ao Portal Meu IFMG: identificador de email e senha.
Na plataforma, os membros da comunidade acadêmica poderão contribuir em três pontos:
Quais são os pontos fortes do IFMG?
Conte-nos sobre as características e iniciativas do IFMG que você julga um diferencial para formar cidadãos, contribuir com a comunidade, promover ou desenvolvimento científico e tecnológico do país, promover de transparência e eficiência em gastos.
Quais são os pontos fracos do IFMG?
Conte-nos sobre características do IFMG que impedem que a Instituição cumpra seu papel em formar cidadãos, contribuir com o desenvolvimento regional e com avanços científicos e tecnológicos, promover transparência, eficiência em gastos.
Missão, visão e valores. As declarações de missão e visão e o conjunto de valores serão submetidos à avaliação da comunidade que, por meio de recurso de avaliação (curtidas) e comentários, poderá opinar sobre a razão de ser do IFMG (missão), a visão sobre onde queremos chegar (visão) e crenças compartilhadas (valores).
Premiação
As consultas serão conduzidas por uma abordagem de gamificação, de modo a trazer elementos de jogos a uma atividade de levantamento de informações sobre o IFMG.
Será promovida uma disputa entre os campi, de modo que os cinco campi mais participativos e o campus com a ideia mais pontuada ganharão prêmios a serem destinados à montagem de um espaço de convivência.
Os campi mais participativos serão levantados a partir índice de participação de cada campus, calculado em relação ao número de discentes, docentes e TAEs.
Índice de participação = total de ideias do Campus / número de discentes, docentes e TAEs
Será considerado o quantitativo de discentes, docentes e TAEs de cada campus na semana anterior ao início da consulta.
A ideia mais pontuada será identificada a partir de um esquema de pontos definido da seguinte forma:
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Avaliação positiva: 20 pontos;
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Comentário: 40 pontos.
O campus com a ideia mais pontuada receberá o prêmio.
As premiações serão destinadas aos campi vencedores, sendo de responsabilidade destes a disponibilização para uso dos alunos, docentes e TAEs.
O resultado será divulgado ao final do período previsto para a consulta à comunidade. Resultados parciais serão divulgados semanalmente.
Os prêmios serão os seguintes:
Posição |
Prêmio |
Campus com ideia mais pontuada |
R$ 17.000,00 |
1 |
R$ 15.000,00 |
2 |
R$ 10.000,00 |
3 |
R$ 8.000,00 |
4 |
R$ 6.000,00 |
5 |
R$ 4.000,00 |
É de responsabilidade do campus contemplado decidir pelos bens a serem adquiridos e conduzir o processo de compra. O recurso deverá ser investido para aquisição de bens destinados a centro de convivência de discentes e servidores no campus.
A destinação de espaço físico para disponibilização dos bens adquiridos é de responsabilidade do campus.
Período da consulta
A consulta à Comunidade Acadêmica será realizada entre 01/10 e 04/11 por meio da plataforma digital disponível no endereço participa.ifmg.edu.br. Nesse período, cada membro da comunidade acadêmica poderá participar quantas vezes quiser.
Moderação de informações recebidas
As informações postadas, para pontos fortes, pontos fracos, missão, visão e valores, passarão pelo crivo de moderação.
A equipe moderadora será composta pela Equipe Executora do PDI. Os seguintes critérios de moderação serão adotados:
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Serão vedadas ideias que atentem contra a dignidade acadêmica ou violem a legislação brasileira;
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Para pontos fortes e pontos fracos, serão vedadas informações que não remetam a tópicos relacionados a ensino, pesquisa, extensão e gestão;
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Serão vedadas ideias vindas de perfis sem identificação de nome;
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Participações cópias de ideias já postadas serão descartadas pela moderação;
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Participações vedadas pela moderação não serão contabilizadas para o Campus;
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Serão vedadas sugestões e reclamações de cunho pessoal, que não possuem impactos na comunidade acadêmica como um todo ou em parte;
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Os comentários deverão complementar a ideia postada, não sendo considerado aqueles que se caracterizarem meramente como avaliações positivas.
Uso das informações na construção do PDI
Informações sobre pontos fortes e pontos fracos serão analisados pela Equipe Executora do PDI. Serão levados em conta segmentações por assuntos: Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão. Segmentações por campus e público-alvo (docentes, discentes e TAEs). As informações serão inicialmente priorizadas considerando número de curtidas e incidência de comentários positivos.
As informações levantadas no processo de consulta à comunidade serão consideradas na Fase 3 de elaboração do PDI – Planejamento Estratégico. De modo específico, as informações sobre pontos fortes e pontos fracos serão avaliadas e priorizadas pelo Comitê Gestor, assim como as informações sobre missão, visão e valores.
Para as ideias mais pontuadas e que foram descartadas durante a priorização de informações de diagnóstico, a Comissão gestora irá, com o apoio da Comissão Executora, desenvolver e publicar justificativas.