Notícias
Enade das licenciaturas: edição 2024 tem novas regras
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 traz novas regras que serão implementadas já na edição deste ano, com o objetivo de aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente. As principais mudanças envolvem as matrizes de referência e os objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso.
Clique aqui | Acesse o Edital 124
Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação: teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.
Clique aqui | Acesse o cronograma de Avaliação Teórica
Clique aqui | Acesse o cronograma de Avaliação Prática
A aplicação das provas ocorrerá no dia 24 de novembro e terá duração de 4 horas e 30 minutos. A estrutura do exame será composta por dois componentes: o de Formação Geral Docente, com 27 questões de múltipla escolha, e o componente específico das diversas áreas, com 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.
Cursos participantes:
Campus Bambuí
-
Ciências Biológicas
-
Física
-
Educação Física
Campus Congonhas
-
Letras – português/inglês
-
Física
Campus Formiga
-
Matemática
Campus Ouro Branco
-
Pedagogia
Campus Ouro Preto
-
Física
-
Geografia
Campus São João Evangelista
-
Matemática
-
Ciências Biológicas
O Enade é componente curricular obrigatório e a regularização da situação do aluno é condição necessária para a conclusão do curso de graduação.