Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Educação participa de ato de doação do terreno para campus do IFMG em BH
conteúdo

Notícias

Ministro da Educação participa de ato de doação do terreno para campus do IFMG em BH

Ministro estará em Belo Horizonte nesta quinta-feira, 28. Além da cessão de terreno no Barreiro, evento tratará das obras dos novos campi em Bom Despacho e João Monlevade
publicado: 28/08/2025 08h18, última modificação: 28/08/2025 08h18

O ministro da Educação, Camilo Santana, participa na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, de ato na capital mineira para entregas da pasta no estado. Na ocasião, será formalizada a doação do terreno da Prefeitura de Belo Horizonte ao Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para construção do campus na cidade - uma área com cerca de 200 mil metros quadrados, na região do Barreiro.

Durante o evento, também haverá assinatura dos termos de execução para início das obras dos blocos didáticos dos novos campi Bom Despacho e João Monlevade. Os campi fazem parte das unidades de Institutos Federais anunciadas pelo Governo Federal em 2024, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Com as construções, o IFMG chegará a 21 campi em Minas Gerais, uma das maiores estruturas educacionais do estado.

Campus Belo Horizonte

O projeto de lei que autoriza a criação do campus foi aprovado em primeiro turno no começo desta semana pela Câmara Municipal de BH e será votado em segundo turno na tarde de hoje (27/8). Houve necessidade de passar pelo Legislativo, já que a obra será viabilizada por meio de uma Operação Urbana Simplificada (OUS) - instrumento que permite flexibilizar critérios de edificação em projetos que envolvem melhorias sociais. 

A área destinada ao IFMG está localizada na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia. São mais de 200 mil metros quadrados, dos quais 90% deverão ser mantidos pela instituição como área de preservação permanente. De acordo com o projeto, caberá ao IFMG preservar e gerir a área ambiental do terreno, além de realizar os investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para garantir o funcionamento da unidade.

A proposta pedagógica do campus, elaborada com base em estudos dos Arranjos Produtivos Locais e em dados públicos, traz como eixo inicial de formação a área de Meio Ambiente e Saúde. Entretanto, o projeto é preliminar, haverá etapas de consulta à comunidade e diálogo com setores produtivos para alinhar os cursos às demandas locais.

No primeiro momento, o foco serão os cursos técnicos integrados ao ensino médio e, também, Educação de Jovens e Adultos simultaneamente à formação profissional deste público. A unidade deve contar com programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, com o objetivo de aproximar a formação acadêmica das necessidades da população.

A expectativa é que o campus chegue a 1,5 mil vagas quando estiver em plena capacidade, com ingresso via Enem, Sisu e processo seletivo próprio. 

________________________

AGENDA
Ato de doação do terreno da Prefeitura de Belo Horizonte ao IFMG e assinatura de termo de execução dos novos campi Bom Despacho e João Monlevade

Dia 28 de agosto, às 8h30

Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Av. Afonso Pena, 1212, Centro