Notícias
População pode opinar sobre oferta de cursos do IFMG em Belo Horizonte
Termina nesta sexta-feira, 31 de outubro, o prazo para participar da consulta pública sobre os cursos a serem ofertados pelo IFMG no futuro Campus Belo Horizonte. A nova unidade vai ser construída na região do Barreiro, em um terreno localizado na Via do Minério. As etapas da implantação estão em andamento e agora é o momento para debater a oferta de cursos. É a partir dessa definição que todo o corpo docente e técnico-administrativo será estruturado, assim como os laboratórios e espaços de ensino, pesquisa e extensão.
A proposta de cursos foi apresentada à comunidade em audiência pública no dia 6 de outubro. A consulta pública online, que está aberta desde então, é mais uma oportunidade da população dizer se está de acordo ou não com o plano apresentado. O formulário para enviar contribuições pode ser acessado no endereço abre.ai/ifmgbh.
Conforme o planejamento inicial, sete cursos do Eixo Tecnológico Saúde e Meio Ambiente estão em vistas de serem oferecidos nos primeiros anos da implantação. São formações profissionalizantes de nível técnico integradas ao Ensino Médio, nas áreas de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Na modalidade técnico subsequente, as áreas serão Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e também Vigilância em Saúde. Existe ainda a expectativa de ofertar o curso Cuidados de Idoso, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Integrante da comissão que trabalha na implantação, a professora Flávia Siqueira afirma que os cursos irão possibilitar o acesso da população a uma formação gratuita e de qualidade, com oportunidades de inserção profissional, de continuidade dos estudos e de fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico da região. “A implantação desses cursos representa não apenas uma resposta às demandas do setor de saúde, mas também o compromisso do IFMG com a promoção do bem-estar social, a valorização da educação profissional e o atendimento das necessidades estratégicas da comunidade”, explica.
Processo de implantação
O anúncio de Belo Horizonte como uma das cidades a receber um campus do IFMG foi feito pelo Governo Federal em março de 2024. Desde então, diversas medidas foram tomadas para tornar possível a expansão. A nova unidade será construída em uma área de 206 mil metros quadrados, doada pela Prefeitura Municipal em agosto deste ano. A expectativa é que o campus tenha o dimensionamento 70/45, ou seja, receba códigos de vagas para contratar, via concurso público, 70 docentes e 45 técnicos administrativos. Dessa forma, o IFMG terá capacidade de receber 1400 estudantes no Barreiro.
Para chegar à proposta de cursos apresentada, foram ouvidas autoridades e profissionais, que forneceram dados e informações que subsidiaram o planejamento. Somente na regional Barreiro, são 30 unidades públicas de saúde instaladas, além de três hospitais de grande porte. A região é vizinha ao Parque da Serra do Rola-Moça e possui diversas áreas de preservação, como aquela que faz parte do terreno doado para receber o campus, na Via do Minério. São fatores que, conforme a comissão de implantação, foram levados em consideração na elaboração da proposta.
Participe da consulta pública - clique aqui
Leia mais:
IFMG apresenta proposta de cursos para o Campus Belo Horizonte
