Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do Governo de Minas participam de rodada de negócios no IFMG para a criação de Centros de Excelência

Inovação em queijos artesanais e inteligência artificial são os focos dos centros, que buscam alavancar o potencial tecnológico e de inovação do Instituto em áreas estratégicas para a economia mineira.
publicado: 30/09/2024 14h28, última modificação: 01/10/2024 16h53

Na terça-feira, 1º de outubro, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realizou mais uma reunião da série de apresentações voltadas à criação de dois centros de excelência no Instituto. Nesta ocasião, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas, Lucas Mendes, representou o governo estadual. O encontro ocorreu no gabinete da Reitoria.

Nos dias 24 e 26 de setembro, também foram realizadas reuniões com o secretário de Estado, Thales Fernandes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a superintendente de Pesquisa e Tecnologia, Ana Carolina Ferreira e o diretor de Ciência e Transferência de Tecnologia, Rafael Marazzi. Esses encontros, realizados na sala do Codir, na Reitoria do IFMG, contaram com a participação do reitor Rafael Bastos, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRIPPG), além de membros dos campi de Ouro Preto e Bambuí.

O principal objetivo das reuniões foi a apresentação de propostas para a criação de dois centros de excelência no IFMG: um voltado para a inovação em queijos artesanais e laticínios, e outro focado em inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável. As iniciativas buscam alavancar o potencial tecnológico e de inovação do Instituto em áreas estratégicas para a economia mineira, além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade.

Durante a apresentação, o reitor Rafael Bastos destacou a capilaridade do IFMG em todo o estado e a importância dessa presença nas diversas regiões para o sucesso dos projetos. "O IFMG tem a vantagem de estar presente em diferentes localidades de Minas Gerais, o que nos permite entender as necessidades regionais e desenvolver soluções inovadoras que impactam diretamente a comunidade. Essa capilaridade nos posiciona de forma estratégica e nos permite atuar em áreas fundamentais como agricultura, sustentabilidade e tecnologia", afirmou o reitor. Ainda segundo ele, em virtude da dimensão do Instituto e do desafio de expansão dos campi, trata-se não apenas de um projeto, mas de uma mudança de cultura institucional.

A rodada de negócios reforçou o compromisso do IFMG em se reposicionar como um ator relevante no cenário econômico e social do estado, utilizando seu alcance e expertise em educação e inovação. As equipes da PRIPPG, lideradas por Gláucia Gerber, Silvia Graziella Moreira Almeida (Campus Ouro Preto) e Fabiana Aparecida Couto (Campus Bambuí), foram fundamentais na articulação com os secretários, criando um ambiente favorável para a concretização dos projetos de inovação.

Encontro 29 de setembro (1).jpeg

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, ressaltou a relevância dos institutos federais na formação de profissionais altamente qualificados para áreas aplicadas, especialmente no agronegócio, setor fundamental para a economia mineira e nacional. "Os institutos federais, como o IFMG, desempenham um papel estratégico ao formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do agronegócio, seja na inovação tecnológica, na produção sustentável ou na valorização de produtos regionais, como os queijos artesanais. A expertise e o compromisso dessas instituições são essenciais para o fortalecimento do setor e para a competitividade de Minas Gerais no cenário global", disse ele.

DSC_0396.JPGPara o diretor de Ciência e Tecnologia, Rafael Marazzi, os projetos são amplos, organizados e orgânicos. “Temos que dar atenção ao IF tanto pela capacidade de difusão quanto pela capacidade técnica. Estamos nos planejando para participar da melhor maneira possível”, destacou. É o que afirmou, também, a superintendente de Pesquisa e Tecnologia, Ana Carolina Ferreira. “Os centros têm múltiplas funções. Vai muito além da nossa expectativa. Vamos fazer o possível para a parceria ser viabilizada”, reforçou ela. Vale destacar que os projetos são da ordem de aproximadamente R$ 10 milhões, cada.