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Inscrições

por Comunicação — publicado 04/05/2022 10h50, última modificação 20/09/2023 10h02
IFMG | Processo Seletivo 2024 - 1º semestre

As inscrições do Processo Seletivo 2024 para o 1º semestre serão realizadas, exclusivamente, pelo site processoseletivo.ifmg.edu.br, no período de 04 de setembro a 19 de outubro. Haverá um sistema de inscrições, por onde o candidato deverá fornecer seus dados e enviar a documentação necessária para se inscrever.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá possuir os seguintes documentos: carteira de Identidade (RG) do próprio candidato, CPF do próprio candidato (ou protocolo provisório) e endereço de e-mail válido. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá cumprir todas as etapas e procedimentos obrigatórios do requerimento de inscrição, imprimir o comprovante de inscrição e quitar o boleto até a data do vencimento. É fundamental conferir os dados cadastrados antes de confirmar a inscrição, inclusive o curso e o campus do IFMG escolhidos.

O candidato que desejar alterar o curso ou a modalidade de reserva de vagas, deverá enviar e-mail para vestibular@ifmg.edu.br, informar nome completo, CPF, número de inscrição e solicitar a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado e possibilite a realização de nova inscrição. A solicitação será atendida somente até às 17h do penúltimo dia útil de inscrições (18 de outubro de 2023).

Taxa de inscrição e isenção

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. O pagamento é realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada após o preenchimento dos dados de inscrição, e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. O candidato deverá guardar o seu comprovante de pagamento. 

Após a emissão da GRU, é preciso aguardar por duas horas para efetuar o pagamento. Problemas relacionados ao não processamento do pagamento da taxa de inscrição deverão ser informados ao IFMG pelo e-mail , anexando o comprovante, juntamente com os dados da inscrição para que a situação seja analisada.

É possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser realizados no período de 04 a 26 de setembro. Será assegurada isenção total do pagamento da taxa ao candidato que comprovar uma das situações a seguir:

a – renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$1.980,00);

b - ter cursado o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;

c - condição de Hipossuficiência Econômica Financeira;

d) Esteja cursando a última série do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Parágrafo único: O candidato poderá apresentar somente a documentação que comprove uma das condições/situações previstas no item 6.2 (a, b, c e d) para o edital 61/2023 (cursos técnicos) ou previstas no item 17.2 (a, b, c e d) do edital 60/2023 (graduação). 

A organização do processo seletivo poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a conformidade da condição indicada. No ato da matrícula, o candidato deverá portar os documentos que comprovem a situação de isenção.

 Acesse o hotsite do processo seletivo: processoseletivo.ifmg.edu.br

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