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Secretaria Acadêmica

por Gabriela Nunes Gomes publicado 17/01/2017 09h29, última modificação 08/02/2024 11h09

Horário de atendimento:

08:00 às 21:00

 Contato: (31) 3627 - 2301/ secretaria.ribeirao@ifmg.edu.br

Responsáveis:

Claodet Maria dos Santos Martins  Luna Gabriela da Silva de Oliveira
Gabriela Nunes Gomes Passos Eller Paulo Henrique Marques Lutkenhaus
Rafaelle Stefane Elias Alves Sabrina de Jesus Samico Costa

 

Taxas Administrativas - Portaria 74/2019

Tutorial para pagamento de GRU (apenas para 2ª via de documentos)

Atualmente a Secretaria Acadêmica disponibiliza aos alunos a solicitação, via formulário eletrônico, dos seguintes serviços:

Afastamento COVID-19

Aproveitamento de Estudos (ADM)   |   Aproveitamento de Estudos (TPG)  |  Aproveitamento de Estudos (Logística)

Aproveitamento Extraordinário de Estudos

Ajuste Final de matrícula

Comprovante de Matrícula

Declaração de comparecimento

Declaração de Conclusão de Curso

Desistência de Curso

Diploma

Ementas de disciplinas

Ficha acadêmica

Histórico Escolar

Horas complementares (TPG)   |   Horas complementares (ADM)

Problemas com acesso ao Portal Meu IFMG

Participação em Cerimônia de Colação de Grau

Regime especial de estudos

Segunda Chamada de Avaliação

Trancamento de Disciplinas

Trancamento de Matrícula

 

Aproveitamento de Estudos (Dispensa em Disciplina):

O aproveitamento de estudos consiste na possibilidade do aluno aproveitar, em seu curso atual, disciplinas cursadas com aprovação em cursos do mesmo nível de ensino no IFMG ou em outras instituições.

Verifique o período para solicitação de Aproveitamento de Estudos definido no Calendário Acadêmico do IFMG.

Para solicitar Aproveitamento de Estudos (Dispensa em Disciplina) o aluno deve imprimir, preencher, assinar e entregar o formulário e a documentação comprobatória na secretaria.

Verifique o período para solicitação de aproveitamento de estudos definido no Calendário Acadêmico do IFMG.

 

 

Segunda Chamada de Avaliação

Os alunos poderão solicitar a realização de avaliações perdidas, em segunda chamada, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o término do impedimento, mediante apresentação de atestado médico ou outro documento que justifique sua ausência.

 

Comprovante de Matrícula

A Declaração de Matrícula indica o vínculo do aluno com a instituição, informando a situação acadêmica no período específico em que está matriculado, o nome do curso, duração e tempo máximo para integralização.

Prazo de expedição: 5 dias úteis

 

Declaração de Conclusão de Curso

A declaração de conclusão de curso pode ser solicitada assim que o aluno integralizar, no sistema, toda a carga horária e todos os créditos exigidos para diplomação. A declaração é um documento transitório e não substitui o diploma. No caso dos cursos de graduação a requisição deverá ocorrer após a colação de grau.

Prazo de expedição: 5 dias úteis

 

Diploma

O diploma será expedido a discentes concluintes de cursos técnicos, de graduação e pós graduação que atenderem a todas as exigências do curso em que estiverem matriculados e não apresentarem qualquer pendência com o setor de Registro e Controle Acadêmico ou com qualquer outra instância do campus . No caso dos cursos de graduação a requisição deverá ocorrer após a colação de grau.

Conforme orientações da Portaria do MEC nº 1095, de 25 de outubro de 2018, os diplomas registrados por esta instituição poderão ser consultados  AQUI

Prazo de expedição: 90 dias

 

Histórico Escolar

O Histórico Escolar é o documento oficial que comprova a situação acadêmica do aluno referente ao seu rendimento escolar, no qual estão descritas as disciplinas do curso até o período em que o aluno está matriculado ou esteve, a nota, carga horária e a situação referente a cada disciplina.

Prazo de expedição: 30 dias

 

Participação em Cerimônia de Colação de Grau

O presente requerimento só deverá ser solicitado a partir do momento que o (a) aluno (a) já finalizou todas as atividades necessárias   à conclusão do curso. Antes de preencher, gentileza conferir sua situação acadêmica no portal Meu IFMG. Entraremos em contato através dos dados informados para indicar o local e data da realização da cerimônia.

 

Comprovação de realização de prova

Formulário para comprovação de que o aluno realizou atividade avaliativa na instituição, para apresentação em local de trabalho ou estágio.

 

Problemas com acesso ao Portal Meu IFMG

Se estiver com problemas para acessar a Área do Aluno no "Meu IFMG" ou desejar alterar a senha, CLIQUE AQUI

 

Trancamento de Matrícula

O trancamento de matrícula é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e poderá ser realizado com suspensão total das atividades acadêmicas ou com suspensão parcial das atividades acadêmicas.

O trancamento total não poderá exceder a 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não. No trancamento parcial de matrícula, o discente poderá trancar a mesma disciplina por, no máximo, 2 (duas) vezes.

Verifique o período para solicitação de trancamento de matrícula definido no Calendário Acadêmico do IFMG.

Para imprimir o formulário de Trancamento parcial de disciplinas CLIQUE AQUI 

Para imprimir o formulário de Trancamento total de disciplinas CLIQUE AQUI