Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto edital para concessão de bolsas permanência

Aberto edital para concessão de bolsas permanência

por Gabriela Nunes publicado: 16/05/2023 16h18, última modificação: 17/05/2023 17h33

Estão abertas as inscrições para o Programa de Assistência Estudantil (PAE) do IFMG. O Programa tem como objetivo ampliar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal, minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos, reduzir as taxas de retenção e evasão, e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

O público-alvo do programa são estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos três disciplinas dos cursos presenciais do IFMG, incluindo os cursos técnicos integrados de nível médio, técnicos de nível subsequente ou concomitante, e graduação. Os estudantes que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou são oriundos da rede pública de educação básica têm prioridade na seleção. Além disso, somente os estudantes ingressantes no ano de 2023 com data posterior a 17/02/2023 podem se inscrever, enquanto os contemplados em editais de renovação do campus ou com matrículas registradas antes dessa data terão suas inscrições indeferidas automaticamente.

Para se inscrever e concorrer aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil do IFMG, os candidatos devem realizar o cadastramento no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) do IFMG, disponível no endereço ssae.ifmg.edu.br

Existem quatro modalidades de bolsa permanência, com valores de R$ 400,00, R$ 300,00, R$ 200,00 e R$ 150,00. O quantitativo de bolsas ofertadas depende da análise realizada pelo NASIFMG e da disponibilidade financeira. A concessão dos auxílios leva em consideração diferentes perfis de estudantes, desde aqueles com alto grau de dificuldade em permanecer na instituição até aqueles sem dificuldades significativas.

O cronograma de seleção prevê um período de inscrição em fluxo contínuo, com um prazo de resposta de 15 dias após a realização da inscrição no edital. Para obter mais informações sobre os benefícios e o processo de seleção, os estudantes podem entrar em contato com a Assistência Estudantil e o Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE) do IFMG pelo telefone (31) 3627-2302 (WhatsApp) ou pelo e-mail assistenciaestudantil.neves@ifmg.edu.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Acesse aqui o edital 34/2023