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Alunas do Técnico em Informática conquistam o desafio Change the Game da Google
As alunas Adriana Cristina de Oliveira Souza Soares e Luana Assis Silva, de 17 anos, foram premiadas com bolsas de menção honrosa conquistadas no Desafio Change the Game 2019 do Google Play, iniciativa para incentivar e apoiar a representatividade feminina no universo de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Adriana e Luana são alunas do 2º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio do IFMG campus Ribeirão das Neves. Desde o início do ano passado, elas já estão acostumadas a desenvolverem projetos de integração entre os saberes do ensino médio e das disciplinas técnicas, e não iriam perder essa oportunidade. Com muita empolgação, Luana relatou o que sentiu quando soube do resultado: "O Desafio Change the Game é um projeto que não só estimulou minha criatividade, mas também aprimorou a capacidade de me colocar na posição do outro e pensar em uma maneira prática de expressar minhas ideias. Passei dias pensando em uma boa proposta que se adequaria ao tema e que de fato faria uma mudança ou uma reflexão no usuário".
O objetivo do jogo da Luana é defender a individualidade e o respeito à diversidade por meio de uma personagem de inteligência artificial, que tem como missão resgatar a chamada essência humana, na intenção de se tornar a mais humana possível e induzir ao jogador esse tipo de reflexão. O jogador deveria, por meio de puzzles, abrir portas e cofres que estão trancados, chamando a menor atenção possível de "seguranças da repressão".
Seguindo uma linha similar de conscientização, o jogo modelado por Adriana tem como cenário o Morro do Alemão, Rio de Janeiro: "A ideia do jogo está totalmente ligada com o tema do desafio de 'O que eu quero ver no futuro', pois o enredo e os objetivos da personagem estão vinculados a fazer do mundo um lugar melhor. Sua missão implicitamente é carregada pela narrativa de trazer igualdade social, libertar a população do crime e da violência, trazer alimentação, moradia, emprego e derrotar 'os vilões da corrupção'.", explica Adriana. A aluna ainda completa: "Achei o desafio genial, porque traz muitas oportunidades para diversas jovens que gostam de games, computação ou amam arte e criação (como eu). Essa ideia da Google foi incrível, pois além de aproximar o público jovem do trabalho deles, 'lançando a isca' para novas oportunidades, ainda foi direcionado para o público feminino que cresce com cada vez mais força conquistando o nosso lugar em várias áreas e valorizando o nosso potencial.".
A professora Stela Maris Mendes Siqueira Araújo e o professor Moisés Henrique Ramos Pereira participaram dos treinamentos Cresça com o Google, em Belo Horizonte, quando ficaram sabendo sobre o Desafio Change the Game do Google Play e incentivaram as alunas a participarem. A competição foi realizada em âmbito nacional e o resultado foi divulgado no dia 18/11. Foram premiadas 500 garotas de todo o país. Elas ganharam um curso contendo 16 módulos de programação e desenvolvimento de jogos.
Segundo dados da Pesquisa Game Brasil (PGB), de 2018, 75,5% dos brasileiros jogam games eletrônicos, sendo 59% mulheres, mas que representam apenas 13% dos candidatos para a carreira de desenvolvedor de jogos. Além disso, elas representam apenas 15% dos alunos matriculados em cursos de Informática, Ciência da Computação e Engenharia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Computação.