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Aprovados 2023/2 e orientações para matrícula (cursos superiores)

Candidatos convocados devem realizar a matrícula on-line nos dias indicados pela secretaria acadêmica. Confira as orientações e os documentos necessários.
por Gabriela Nunes publicado: 29/06/2023 12h23, última modificação: 21/07/2023 10h16

Em função da publicação do resultado final do SISU, o IFMG Campus Ribeirão das Neves orienta os candidatos do Sisu e do Processo Seletivo Próprio 2023/2 (Cursos Superiores) sobre os procedimentos e datas de matrícula. 

A matrícula deve ser realizada de forma virtual, no Sistema de Matrículas do IFMG.

Para os candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal ou procurador. 

Chamadas para matrícula Processo Seletivo 2023/2 (ENEM e análise de histórico escolar)

Chamada regular - matrículas de 11 a 13 de julho

Segunda chamada - matrículas de 14 a 18 de julho

Terceira chamada - matrículas de 18 a 20 de julho

Quarta Chamada - matrículas de 21 a 25 de julho

 

Chamadas para matrícula do SISU

Chamada regular - matrículas de 29 de junho a 04 de julho

Segunda chamada - matrículas de 11 a 13 de julho

Terceira chamada - matrículas de 14 a 18 de julho

 

ORIENTAÇÕES

Antes de enviar a solicitação de matrícula, os candidatos devem observar o passo a passo no tutorial abaixo e acessar o PDF com orientações detalhadas.

Veja o tutorial do sistema de matrículas:

Candidatos chamados para vagas reservadas (L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14, V3985) devem inserir, nos campos indicados, a documentação comprobatória da vaga inscrita.

O candidato que for chamado para ocupar a vaga de Ampla concorrência (A0) pode apresentar somente os documentos de Ampla Concorrência, mesmo que tenha concorrido nas vagas reservadas.

Documentos para matrícula, comuns a todos os candidatos:

a) Uma foto recente 3x4;

b) CPF próprio;

c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação). Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação.

d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.

e) Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio.

f) Caso não tenha os documentos solicitados acima, anexar a Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência.  Para os candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino Médio em escola pública. 

g) Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

Documentos específicos para cada tipo de vaga:

A0 (Ampla concorrência): Anexo IV ou Anexo V - Anexo E1
L1: Anexo II A – Anexo II B – Anexo II C – Anexo II D - Anexo E1
L2: Anexo II A – Anexo II B – Anexo II D – Anexo II E – Anexo II F (se for indígena) – Anexo IV ou Anexo V - Anexo E1
L5: Anexo II A – Anexo II D - Anexo IV ou Anexo V - Anexo E1
L6: Anexo II A – Anexo II D – Anexo II E - Anexo II F (se for indígena) – Anexo IV ou Anexo V - Anexo E1
V3985: Anexo II A – Anexo II D – Anexo IV ou Anexo V - Anexo E1 - Laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID (conforme Edital).

 

ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

1- Cadastro no Sistema de matrículas (www.matricula.ifmg.edu.br)

Nas datas indicadas para sua matrícula, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e ‘’Grupo familiar’’, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.

2- Anexar Documentação:

Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, do Sistema de Matrículas, a documentação e anexos de acordo com a vaga inscrita.

Obs.: Nos documentos Específicos "E1" do Sistema de Matrículas, inclua os "Formulários Básicos para Matrícula", também disponíveis no Menu Editais de matrícula.

3- Solicitar matrícula:

Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de matrículas.

Quando tudo estiver correto, clique em Editais de Matrícula, depois em Solicitar Matrícula.

Aguarde o setor responsável analisar a sua documentação, caso algum documento estiver errado ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos depois que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".

Corrija sua documentação e solicite nova análise.

Quando a documentação estiver correta, após as análises a matrícula estará pronta, e aparecerá no histórico: Solicitação de matrícula confirmada com sucesso.

Para as vagas dos candidatos L2, L6, L10 e L14, após a entrega e análise dos documentos e anexos, os candidatos serão convocados pela banca de heteroidentificação e depois do parecer DEFERIDO, a matrícula será confirmada com sucesso.

Caso ainda encontre dúvidas ao realizar a inserção de dados e documentos no sistema, entrar em contato pelo e-mail secretaria.ribeirao@ifmg.edu.br 

 

EXCEDENTES SISU

Os candidatos excedentes que desejam continuar a concorrer a possíveis vagas a serem ofertadas nas próximas chamadas devem preencher os seguintes formulários:

Manifestação de Interesse em participar da lista de espera no site do SISU até o dia 04 de julho.

As próximas chamadas serão realizadas considerando apenas os candidatos que manifestarem interesse, seguindo a ordem de classificação e modalidade de vaga escolhida no SISU. O candidato excedente que não preencher o formulário estará automaticamente eliminado do processo seletivo.