Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arinter abre seleção para intercâmbio de estudantes de graduação do IFMG em Portugal
conteúdo

Notícias

Arinter abre seleção para intercâmbio de estudantes de graduação do IFMG em Portugal

por Gabriela Nunes publicado: 12/05/2022 10h56, última modificação: 12/05/2022 10h56

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) divulga chamada para seleção de alunos dos cursos de graduação do IFMG para o Programa Internacionaliza de mobilidade acadêmica internacional para o ano de 2023.

edital nº 39 tem como objetivo oferecer auxílio para custear parcialmente as despesas dos estudantes com alojamento, alimentação, seguro de viagem internacional e passagens aéreas para o intercâmbio acadêmico de 20 semanas (um semestre letivo) no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. A permanência no exterior será entre os meses de fevereiro e julho de 2023.

O intercâmbio vai contribuir para o desenvolvimento do capital intelectual e cultural dos alunos, além de promover a complementação da formação acadêmica. A ação favorece, ainda, o estreitamento do canal de contato entre professores das duas instituições, com foco no desenvolvimento de pesquisa, inovação, troca de saberes e experiências.

O programa é regido pelos convênios firmados entre o IFMG e o IPB (renovados em fevereiro de 2022), de acordo com as normas e instruções estabelecidas. Para a execução do projeto contemplado no edital foram destinados mais de R$ 113 mil, provenientes da matriz orçamentária institucional, por meio da Arinter.

Requisitos básicos

Podem participar discentes de todos os campi do IFMG devidamente matriculados nos cursos superiores – bacharelado, licenciatura e tecnológicos – que atendam aos seguintes requisitos:

- ter concluído no mínimo 20% e no máximo 80% da matriz curricular;

- ter um coeficiente de rendimento acadêmico global de, no mínimo, 70;

- não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada pela Capes, CNPq ou qualquer outro órgão de fomento; ou ter sido selecionado para atividade anterior de intercâmbio ou estágio exterior com recurso do IFMG.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente on-line, no período de 23 de maio a 4 de julho de 2022. Os interessados devem encaminhar os documentos relacionados no item 6.3 do edital para o e-mail internacionaliza@ifmg.edu.br. São disponibilizadas cinco vagas, sendo, no máximo, uma por campus.

Seleção

O processo seletivo é organizado em duas etapas: conferência e homologação da inscrição (eliminatória); e avaliação da pontuação da documentação (classificatória). Serão contemplados os cinco estudantes com as maiores notas, de campi diferentes.

Resultado e passaporte

O resultado vai ser divulgado no portal do IFMG www.ifmg.edu.br/internacionaliza – a partir do dia 28 de julho. É importante que os selecionados providenciem, o mais rapidamente possível (entre agosto e outubro de 2022), a emissão do passaporte para a viagem.

Bragança e o Instituto Politécnico

A cidade de Bragança está localizada ao norte de Portugal, a cerca de 500 quilômetros da capital Lisboa e próxima à Espanha. É uma região montanhosa, com vilas históricas e uma gastronomia variada.

O Instituto Politécnico de Bragança oferece mais de cem cursos e ciclos de estudos, incluindo especialização tecnológica, licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado.

Qualidade e baixo custo de vida – Em estudo europeu realizado recentemente, Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida, obtendo as pontuações mais elevadas nos campos de habitação, segurança e qualidade do meio ambiente.

Dúvidas e informações adicionais: internacionaliza@ifmg.edu.br.

Acesse o EDITAL nº 39 - Internacionaliza IFMG Graduação.