Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos à prefeitura de Ribeirão das Neves respondem perguntas da comunidade acadêmica
conteúdo

Notícias

Candidatos à prefeitura de Ribeirão das Neves respondem perguntas da comunidade acadêmica

por Gabriela Nunes publicado: 13/11/2020 12h11, última modificação: 13/11/2020 12h21

Tendo em vista a reta final das eleições municipais para prefeito e vereadores, o IFMG campus Ribeirão das Neves enviou aos candidatos questões que são de interesse de toda a comunidade acadêmica. 

Todos os candidatos foram convidados a participar, porém somente os candidatos Dr. Getúlio (PC do B), Deborah Rubiana (Solidariedade) e Professor Carlos Eugenio (PSB) enviaram respostas.

Confira abaixo as perguntas e propostas dos candidatos.

Uma das principais demandas atuais da comunidade acadêmica diz respeito à necessidade de asfaltamento e iluminação de apenas 300 metros da rua Vera Lúcia de Oliveira, que leva à portaria 1 do campus. Esta portaria é a única que permite o acesso de ônibus, pois, devido às condições topográficas da região, os coletivos não têm condições de chegar à segunda portaria. A concessionária de ônibus da região explica que, para criar uma linha até a portaria 1, seria necessário o asfaltamento da via. Enquanto isso não acontece, os alunos são obrigados a percorrer uma longa distância, enfrentando, às vezes condições climáticas adversas, sob sol forte ou chuva intensa. Recentemente foi iniciada uma obra para asfaltamento e iluminação desta via, porém a obra foi interrompida pois as autorizações necessárias para continuidade da obra não haviam sido obtidas. Qual é a sua proposta para sanar este problema? Qual o prazo esperado para atender a esta demanda?

Dr. Getúlio: Seremos solidários a comunidade de docentes e alunos do IFMG-RN, assumindo pessoalmente a luta para destravar qualquer óbice à realização da obra  de asfaltamento da  rua Vera Lúcia de Oliveira, em caráter de urgência, para que a concretização da obra aconteça no  primeiro trimestre de 2021.

Débora Rubiana: Para garantir uma educação de qualidade, é fundamental que a Prefeitura ofereça as devidas condições para que isso aconteça. Assim, já no início do mantado, atendendo aos critérios legais e financeiros, garantiremos a pavimentação com a devida drenagem pluvial, iluminação pública, além de garantir seu acesso por ônibus, com mais opções de novas rotas, e, doravante, por outras modalidades de transporte público que serão implementados ao longo do mandato. 

A execução desse processo seria iniciado ainda no primeiro ano de mantado, com a disposição de recurso próprio, ou, extraordinário.

Prof. Carlos Eugênio: Sabemos que a cidade tem muitos terrenos que são do Estado, e boa parte está com o sistema Prisional. Faz parte do nosso Plano de Governo um forte e robusto convênio com eles, Já temos conversas iniciadas para diversas ações, pois entendemos que este conflito pode ser gerido dentro desta parceria. E vamos desembaraçar estas amarras que possa impedir o crescimento da Academia, que é de grande interesse para o desenvolvimento da cidade, além de exigir as contrapartidas dos Sistema Prisional para com nossa cidade. Colocaremos equipe técnica qualificada para que toda a burocracia documental seja resolvida, não deixando assim nenhum impedimento!

 

Em virtude do anúncio de cortes no orçamento destinado para a educação federal, os Institutos e Universidades continuarão tendo sérios desafios e dificuldades para se manter. Uma das principais preocupações diz respeito à política de assistência estudantil. Nesse sentido, a Prefeitura poderá contribuir em ações como, por exemplo, auxílio de vales transporte aos alunos do município que possuem vulnerabilidade social? Como você visualiza a possibilidade de busca de recursos para o Instituto através de emendas parlamentares e outros apoios?

Dr. Getúlio:  Uma das nossas propostas de governo é a implantação do passe livre estudantil, proposta que aliás foi gestada durante reunião com alunos e professores do IFMG/MG. Já temos negociações avançadas com os deputados da bancada do PT/PCdoB/PSOL para a destinação de emendas parlamentares, no intuito de dirimir as desigualdades do nosso território e promover a elevação do  IDH da nossa cidade.

Débora Rubiana: Com certeza, a busca de emendar para fortalecer o assistencialismo social atrelado a educação é uma necessidade para Ribeirão das Neves desenvolver. Por isso que eu nossa Gestão, teremos uma Seção da Prefeitura, constituída com servidores púbicos treinados para apresentar propostas e projetos técnicos, afim de captar recursos públicos ou privados, nacional ou internacional, para que possamos investir em diversas pastas da nossa cidade. E porque não, em falar de concessão de transportes para alunos mais carentes?!

Prof. Carlos Eugênio:  As emendas parlamentares tem que atender a CF destinando 50% delas em Projetos da Educação e da Saúde, o que falta é um centro especializado de servidores de carreira da prefeitura focados em fazer projetos consistentes focados nestas emendas, o que não se tem na gestão atual, não com esta finalidade específica, visto que perdemos todos anos milhões de investimentos nestas áreas. Sendo assim vamos montar esta estrutura, e capacitar constantemente esta equipe de servidores, bem como motivá-los para que possam captar estes recursos! Educação é prioridade, pois somente capital intelectual e tecnologia irá nos conduzir ao próximo patamar de desenvolvimento social e econômico!

 

Embora esteja atuando no município desde 2011, o Instituto Federal não é conhecido por grande parte da população nevense, tanto que quase 50% dos alunos vêm de BH e outras cidades da região metropolitana. Alunos e servidores lamentam que o poder público não se interesse em divulgar o IFMG, já que se a instituição fosse mais valorizada, poderia mudar a forma quase sempre negativa como o município é visto, na maioria das vezes associado à existência do complexo penitenciário. Diante disso, quais as suas propostas para divulgação e melhoria da visibilidade do IFMG em Ribeirão das Neves?

Dr. Getúlio:  A educação é um instrumento poderoso para a eliminação permanente da miséria  e da  desigualdade social, a proposta programática dos partidos que compõem nosso arco de aliança, tem com premissa a valorização de processo educacional e a garantia de acesso ao mesmo, principalmente por aqueles deixados para trás pela cultura dos descaso. Criar cursinhos públicos e incentivar a população para que perceba a importância da educação no processo de transformação social, é tornar aquisição do saber um ferramenta  de empoderamento de pessoas e mudança da realidade local.

Débora Rubiana: Fomentar campanhas publicitárias em espaços da Prefeitura, além de proporcionar divulgação em campanha de marketing nas redes sociais, nas estruturas das escolas e bibliotecas, além de publicitar a IFMG nas ações de rua que sejam voltadas para a Educação.

Prof. Carlos Eugênio: Apesar de termos apenas 5 Escolas com ensino fundamental 2, queremos uma parceria efetiva com o IFMG, queremos um programa em que diversos eventos e feiras com as escolas municipais tenham a efetiva participação do IFMG neles, sendo in Loco, ou com a participação coorganização da instituição! Mesmo no Ensino fundamental 1, através de feiras, visitas técnicas, congressos, palestras, e elaborar em parceria com os poderes, um preparatório para que o aluno da rede municipal, e estadual possa se preparar para os exames e a maioria das vagas ficarem com cidadãos daqui!

 

Envie uma mensagem para a nossa comunidade acadêmica com as propostas que você considera mais importantes do seu plano de governo para as áreas de Educação, Transporte, Segurança, Meio Ambiente, Esporte/Lazer/Cultura.

Dr. Getúlio:  A nossa prioridade foi escolhida na perspectiva  de um visão  holística da  cidade, priorizamos o CUIDAR  das pessoas , na sua integralidade, e em todos aspectos básicos: saúde, educação, trabalho, renda, lazer, cultura, esporte, transporte, meio ambiente e etc., Teremos uma gestão democrática, diversa e participativa em busca de um coletivo harmônico e equânime; através de ações gestadas em espaços comunitários, dentro da norma legal e da valorização da pessoa humana.

Débora Rubiana: O que consideramos importante em nosso plano de governo é a forma como iremos atuar de forma planejada. Até porque, não adianta falar que levantarei a bandeira da saúde, educação, mobilidade urbana e geração de emprego e renda, se, primeiramente, não controlar os efeitos da corrupção, em especial, o desenfreado gasto público que acontece em nossa cidade.

Então, primordialmente, iremos trabalhar com a organização da cidade, auditando contas, estruturando o quadro de Gestão de Pessoas e revisando ou cancelando contratos que apresentem indícios de fraude e superfaturamento, para, então, termos condições de iniciar a implementação de políticas públicas que consideramos pertinentes para desenvolver Neves.

Mas gostaria de assumir um compromisso no que diz respeito a Educação. Nós iremos recomeçar, e investir na Educação da Primeira Infância, para que possamos desenvolver as crianças da nossa cidade a se tornarem jovens com capacidade de ingressar em boas Instituições, assim como o IFMG.

Em relação a comunidade Acadêmica queremos que tenha tranquilidade de que não mediremos esforços para oferecer toda a assistência que o município poderá ofertar, seja em infraestrutura, mobilidade urbana, assistência social, fomento a educação e acesso ao estágio, além do nosso esforço político de conseguirmos garantir mais verbas federais ou extraordinárias que sejam diretamente alocadas diretamente no IFMG e sua comunidade estudantil.

Prof. Carlos Eugênio:

 1- EDUCAÇÃO: O foco é ensino integral, para que possamos aumentar nossa nota do IDEB, bem como prepara-los para ingressar no IFMG em condições de paridade com qualquer candidatos de qualquer cidade ou instituição; a carreira do professor é fundamental, pois ele está na ponta e sabe como lidar com isto no dia a dia, tem que olhar com carinho esta questão e resolver este problema definitivamente.

2- Voltar os Verdinhos Bairro a bairro imediatamente, Rodoviária municipal, Transporte Suplementar, e ampliação e implantação do Moto taxi, Rever contratos, e tarifas, bem como a questão da dupla função do motorista que é inconcebível isto.

3- Ampliar e colocar a Guarda Municipal do seu real papel, que não é o que se vê, buscar na Lei municipal a possibilidade de Alistamento de Jovens, na Guarda criando assim uma oportunidade de ocupação para nossa juventude, mas para isto é preciso que a casa legislativa permita tal modalidade. Com efetivo de 50 Guardas jamais conseguiremos melhor segurança nos equipamentos públicos.

4- Implantar o programa Cidade Sustentável, o dia D da reciclagem em todas as escolas do Município, e Focar no Saneamento básico e na devida destinação do nosso lixo.

5- O esporte é ferramenta de socialição, inclusão, e pedagógica gigantesca, Jogos escolares e JEMG é outra ação fundamental que além de incluir nossos alunos, e crianças, jovens, traz recurso para cidade por meio do ICMS Esportivo, Na escola integral incluir o ensino de Artes e Música, que ajuda muito no desenvolvimento integral do ser humano. Lógico que temos muitas ações, mas para ser sucinto está aí um breve resumo de ações pontuais!