Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta à comunidade a respeito da pandemia do coronavírus (COVID-19)

Carta à comunidade a respeito da pandemia do coronavírus (COVID-19)

publicado: 01/04/2020 15h36, última modificação: 01/04/2020 15h36

Prezados alunos, famílias, docentes, servidores efetivos e terceirizados,

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 18 cidades.

O IFMG tem o compromisso com a valorização do aprendizado através do desenvolvimento de habilidades e competências, e da geração de conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos. Procura promover junto ao
corpo discente amplo domínio das atividades intelectuais, culturais e práticas laborais, como instrumento de conquista da cidadania e de adaptação ao mercado de trabalho, preparando-os para agir com autonomia e responsabilidade. Para isso, desenvolve as bases tecnológicas em laboratórios de ensino e produção, enquanto também trabalha as bases instrumentais e científicas, na convivência diária e através de atividades de lazer, esportes, artísticas e culturais¹.

Missão
"Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional."

Visão
"Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade."

Valores
Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Estamos em um momento de uma pandemia causada pela transmissão de um vírus (COVID 19). Essa pandemia está assolando a população humana de todos os continentes. Estamos vivendo um momento histórico que além de colocar em risco a vida das pessoas, pode trazer consequências para os setores que constituem a base do desenvolvimento sustentável: economia, sociedade e meio ambiente.

Diante do nosso compromisso com a valorização das pessoas, ensino, pesquisa, extensão, sustentabilidade, respeito e ética, optamos por suspender nosso calendário acadêmico por tempo indeterminado. Esta decisão pode ser alterada a partir de orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Criamos um comitê de crise a fim de nortear as decisões sobre as atitudes necessárias ao combate dessa pandemia, bem como pensar em medidas que minimizem os efeitos negativos causados em nossas atividades.

O ambiente acadêmico envolve aglomeração de pessoas e por recomendação da OMS é prioridade, neste momento, manter o isolamento social, a fim de reduzir a quantidade de pessoas contaminadas em um mesmo período de tempo. Essa medida tem como objetivo evitar o colapso dos serviços de saúde e também reduzir o número de óbitos decorrentes dessa pandemia.

A suspensão temporária do calendário acadêmico não implica um período de férias dos servidores. Todos, sem exceção, estão exercendo suas atividades, dentro do possível, através do trabalho remoto (a distância), a fim de contribuir para a garantia do isolamento social.

Temos plena consciência dos prejuízos que as medidas imprescindíveis a esse momento podem trazer para o semestre letivo, em especial para aqueles que estão no último ano de formação. Ainda assim, reiteramos o nosso esforço para minimizar as consequências desse momento. Infelizmente essa situação atinge a maioria dos estudantes de todo o mundo.

Nesse momento, o comitê de crise do IFMG Campus Ribeirão das Neves indicou ao Conselho Acadêmico a não adoção do uso de instrumentos de tecnologia da informação e comunicação para condução de atividades não presenciais como substituição das atividades presenciais. Sendo que, após análise, o Conselho Acadêmico do IFMG Campus Ribeirão das Neves decidiu por não autorizar o uso destes instrumentos para substituição de atividades presenciais.

Entendemos que o uso destes instrumentos educacionais exige uma série de condições que não podem ser alcançadas em um curto prazo de tempo. Além disso, os cursos que oferecemos não são à distância e os discentes têm direito às atividades presenciais.

Ainda assim não estamos parados! Estamos aproveitando esse tempo para desenvolver projetos de pesquisa e extensão, produção de materiais que norteiam o estudo, indicação de atividades que contribuem para aprendizagem de conteúdos que foram trabalhados no início deste ano letivo, possibilidade de tirar dúvidas, curso online preparatório para o ENEM, entre outros.

Estamos atentos às informações sobre essa pandemia e temos um compromisso em contribuir de maneira efetiva com as recomendações da OMS.

Estamos à disposição para orientação dos nossos alunos e de toda comunidade do IFMG para contribuir com informações sobre essa pandemia. Se desejarem conversar, pedir apoio e tirar dúvidas a respeito desse momento tão difícil para todos utilizem o e-mail institucional, disponível no site do IFMG.

Certos da compreensão de vocês, terminamos essa carta afirmando que não estão sozinhos! Fazemos parte de uma comunidade que visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos discentes e servidores.

Estamos esperando ansiosamente para retornar nossas atividades o mais breve possível, mas convictos de que a segurança de toda a nossa comunidade esteja assegurada!

Cordialmente, direção e corpo docente e técnico-administrativo do IFMG Campus Ribeirão das Neves.

Ribeirão das Neves, 31 de março de 2020.

¹Fonte: adaptado do site www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/historico-e-missao

Carta à comunidade