Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado da Direção de Ensino sobre volta às aulas

Comunicado da Direção de Ensino sobre volta às aulas

Conselho Acadêmico e Colegiados dos cursos do IFMG campus Ribeirão das Neves autorizaram e aprovaram o retorno das aulas em forma de “Ensino Remoto Emergencial”
por Gabriela Nunes publicado: 25/06/2020 08h35, última modificação: 25/06/2020 08h35

Prezados membros da comunidade acadêmica,

Como é de conhecimento de todos estamos com aulas paralisadas em caráter indeterminado desde do dia 16 de março de 2020, devido a política de isolamento social como forma de combate à COVID-19.

Nos meses iniciais de suspensão das aulas, a avaliação da equipe do IFMG campus Ribeirão das Neves foi pela não adesão ao uso de instrumentos de ensino adaptados para promoção de ensino não presencial, devido ao diagnóstico de que naquele momento não teríamos condições e informações para promoção de tal oferta com a qualidade e acessibilidade exigida.

Entretanto, com os desenvolvimentos das últimas semanas, novas informações sobre a progressão da doença, novas formas administrativas de organização educacional e com os conhecimentos gerados por outras instituições que iniciaram anteriormente aulas de forma não presencial, tanto o Comitê de Crise como o Conselho Acadêmico realizaram reavaliações sobre a possibilidade de viabilizar uma proposta de retorno não presencial às aulas e continuidade do calendário acadêmico.

Embora a paralisação tenha gerado custos que impedem o término das aulas dentro do ano de 2020, este ganho de estruturação administrativa (hoje temos legislação e normatizações que possibilitam e que orientam esta medida emergencial e provisória de ensino), de informações (conhecimentos gerados por outras instituições que iniciaram experiências de ensino anteriormente) e treinamento docente está possibilitando uma proposta pedagógica mais sólida e efetiva, principalmente frente aos obstáculos sociais que se apresentam.

Assim, sob as considerações indicadas, o conselho acadêmico e os colegiados dos cursos do IFMG campus Ribeirão das Neves autorizaram e aprovaram o retorno das aulas em forma de “Ensino Remoto Emergencial” (continuidade não presencial das aulas) mediados por instrumentos de ensino adaptados à esta nova realidade. O retorno das atividades letivas se dará no dia 3 de agosto de 2020.

Segundo Instrução Normativa própria do IFMG, é de responsabilidade do Conselho Acadêmico indicar as instâncias e formas de aprovação das propostas. Desta forma, para garantir a participação dos grupos de interesse do campus, indicou-se que as propostas pedagógicas fossem geradas dentro dos colegiados dos cursos e depois adaptadas, se necessário, e aprovadas pelo conselho acadêmico.

A programação das propostas pedagógicas ainda estão em elaboração pelos colegiados e equipe do ensino, o que inclui o formato definitivo do calendário, data programada para o fim do ano letivo, o formato e distribuição das atividades dos cursos e formas de acesso ao ensino. Todas estas ações devem respeitar as normas internas do IFMG e o regime legal vigente.

As propostas só serão consolidadas e finalizadas após aprovação e adequação do Conselho Acadêmico, para todos os efeitos. Assim, indico que temos reunião do conselho acadêmico marcada para o dia 26 de junho de 2020, com o objetivo de fazer esta aprovação.

Por fim, indico que estas alterações serão comunicadas oficialmente e que caso as condições de oferta de aulas mudem ao longo do ano letivo estas decisões podem ser revistas.

Luciano Augusto Vega Pires

Diretor de Ensino - IMFG Campus Ribeirão das Neves