Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça mais sobre o Projeto de Extensão BÚSSOLA – Agência de Orientação Empresarial

por Gabriela Nunes publicado: 11/03/2021 13h35, última modificação: 11/03/2021 13h35

O Projeto de Extensão BÚSSOLA – Agência de Orientação Empresarial foi o primeiro projeto de extensão implantado no Campus Ribeirão das Neves e teve seu início no ano de 2011. No período de 2012 a 2018 o projeto funcionou em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves e o SEBRAE-MG. Nessa parceria foram realizados, aproximadamente, mais de 2.000 atendimentos ao MEI – Microempreendedor Individual. Essa parceria foi destaque nas estatísticas do SEBRAE-MG nos atendimentos da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Passaram pela Coordenação do Projeto Prof. Luiz Nogueira, Profa. Maria das Graças, Prof. Paulo Tomaz e Prof. Alexandre Galinari.

Em 2020, o Projeto BÚSSOLA iniciou suas atividades em agosto por meio do Edital de Extensão 015/2020. A equipe do projeto é formada pelo Coordenador Prof. Márcio Rosa Portes e pelos alunos bolsistas, do curso de Administração, Matheus Vítor Ramos Moura, Patrícia Virgínia Gonçalves Gomes e Waleff Aristeu Souza Santos.

Até o presente momento o Projeto BÚSSOLA desenvolveu 10 ações, compreendendo:

1) Construção de um banco de dados de Associações de Bairros, ONG's, OSC's e Sindicatos que atuam em Ribeirão das Neves;

2) Diagnósticos organizacionais;

3) Propostas de trabalho de consultoria e instrutoria;

4) Execução de consultorias em gestão; e

5) Oferta de cursos na área de gestão de pequenos negócios e empreendedorismo.

No conjunto das ações foram envolvidas e beneficiadas, até o presente momento, 85  pessoas, entre público interno (alunos e professores) e público externo (cidadãos de Ribeirão das Neves).

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se:

Foto Lava Jato DK.Entrega do Relatório Final.08.03.2021.jpg1) Consultorias em Gestão: Planejamento Estratégico para a ABBA (Associação Bandeirantes), localizada na região do Justinópolis; Gestão Financeira para o Lava Jato DK (foto),  localizado na região central, bairro Sevilha B; Planejamento Estratégico para a ASMOBAM (Associação dos Moradores do Bairro Metropolitano), localizada na região do Veneza; Planejamento de Comunicação para a empresa Saúde e Algo Mais, localizada na região do Justinópolis; Planejamento para a empresa Bem Nutrir Saladeria Caseira, localizada na região do Justinópolis; e

2) Cursos de Capacitação: “Comportamento Empreendedor e o Plano de Negócios” para um grupo de 10 pessoas, entre alunos e comunidade; e “Como Administrar um Pequeno Negócio” para um grupo de 13 mulheres empreendedoras da cidade de Ribeirão das Neves. Importante ressaltar que o material didático deste curso foi elaborado por dois professores e três estudantes.

Destaca-se que todos os trabalhos estão sendo realizados de forma voluntária e em parceria com o Movimento Neves Jr. e com o Projeto de Extensão Meta. Em função das restrições aos encontros presenciais, determinadas pelas autoridades públicas, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a metodologia de trabalho adotada foi a de encontros remotos mediados por tecnologia de comunição online. Os encontros presenciais, quando necessários, foram devidamente agendados e realizados obedecendo, rigorosamente, os protocolos de segurança sanitários e de saúde.