Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG de Neves participam do 24º MINIONU
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFMG de Neves participam do 24º MINIONU

por Gabriela Nunes publicado: 23/10/2023 13h11, última modificação: 23/10/2023 13h11

Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2023, 13 estudantes do ensino médio integrado do IFMG, campus Ribeirão das Neves, brilharam no 24º MINIONU (Modelo Intercolegial das Nações Unidas), um projeto desenvolvido pela PUC Minas.

Participar da MINIONU foi simplesmente extraordinário! Consegui estimular muito o meu senso crítico, estar dentro de problemas reais e trabalhar com soluções reais. Foi uma experiência única, de muito aprendizado e diversão também!”, disse a estudante Ana Carolina Ferreira, do 3º ano de administração.

Os estudantes debateram temas como o acesso à educação por meninas muçulmanas, democracia e políticas de (des)informação, envelhecimento da população mundial, as consequências da exploração da região do Ártico, representatividade indígena na política, proteção a grupos de refugiados nas Américas, implementação de agenda de mulheres, condições de trabalho no E-sports, Guerra Civil da Etiópia, entre outros.

Para a estudante Sulamita de Souza, do 2º ano de informática, “participar da MINIONU foi com certeza uma das melhores experiências que alguém poderia ter. Além de conhecer pessoas de diferentes personalidades e lugares, os comitês estimulam o seu conhecimento acadêmico e pensamento crítico sobre diversos temas reais na nossa sociedade. Nunca poderia detalhar todos os sentimentos que passaram por mim durante esse período e muitos menos poderia colocar em palavras o tamanho da minha gratidão em ter a oportunidade de participar da maior simulação da ONU da América Latina.

12.jpg

O processo de seleção dos estudantes se iniciou em maio e sua preparação em junho, quando é feito o processo de designação – escolha dos membros que irão representar no MINIONU. Desde então, os estudantes começaram a estudar e se preparar para as simulações de cada comitê.

De acordo com Yasmin Vitoria, do 2º ano de informática, “participar do MINIONU foi uma das minhas melhores experiências esse ano, com várias situações e emoções envolvidas antes, durante e após o evento. Desde que entrei no IFMG, desenvolvi o interesse e vontade em participar, e nesse ano de 2023 consegui realizar esse desejo. Só tenho a agradecer pelas diretoras do meu comitê, o OTAN (2022), por terem organizado o comitê e administrado seções tão esplêndidas; além disso, gostaria de parabenizar a PUC e seus alunos por esse projeto tão admirável. Conheci diversas pessoas de lugares diferentes e tive a oportunidade de trocar experiências e perspectivas, aprimorando meu conhecimento e agregando a minha bagagem intelectual. Essa simulação da ONU foi incrível!

Para a estudante do 3º ano de informática, Bianca Hülle, que já participou de outras edições, “participar da MINIONU foi uma experiência simplesmente incrível. É imensurável o quanto eu adquiri conhecimento e o quanto eu aprendi a ter uma visão de mundo mais crítica. Estou super feliz por ter tido a chance de participar novamente e por ter me aproximado de algumas amizades que foram essenciais nessa minha trajetória. A Minionu é mais do que um evento, é uma parte especial da minha vida na qual sempre me recordarei com muito carinho.”

13.jpg

Seja “a” ou “o” MINIONU – debate que rendeu nos grupos de Whatsapp da delegação de Ribeirão das Neves –, para a estudante Ana Carolina Domingos, do 3º ano de eletroeletrônica, “Fazer parte da 24° Edição do MINIONU foi a melhor experiência acadêmica que eu já tive estando no IFMG. É um evento de grande absorção de conhecimento. Ajudou na minha oratória, na escrita, na organização de ideias e argumentação, além é claro de ter me dado a oportunidade de conhecer estudantes de lugares distantes como Espírito Santo e São Paulo, que me proporcionaram muito aprendizado. Fazer parte do Comitê: Organização dos Estados Americanos para falar sobre "A Participação Política dos Povos Indígenas no Continente Americano" é algo que eu nunca esquecerei, foi uma pauta importantíssima. Foram dias de muito estudo e no fim de tudo valeu a pena. Meu único arrependimento, acerca do MINIONU foi de não ter participado antes, para mim todos os estudantes deveriam participar de uma simulação como essa pelo menos uma vez, é algo incrível.”

Para a estudante Maria Clara, do 2º ano de administração, “Participar do MINIONU foi com toda certeza uma das minhas melhores experiências! Nela, tive a oportunidade de expandir meu conhecimento acerca de diversas temáticas, conhecer pessoas que traziam consigo visões de mudo diversas, estimular o pensamento crítico, além de buscar soluções para as problemáticas de forma diplomática.

A estudante Leidiane da Costa, que está se formando em administração este ano, diz que “Participar dessa Minionu para mim foi muito especial, ainda mais por ser a última edição que poderei ser delegada, já que estou concluindo o ensino médio. Amei estar rodeada de pessoas excelentes do IF, que deixaram toda a experiência tão maravilhosa e repleta de boas conversas e descobertas. Ademais, o meu comitê (Conselho do Ártico) me surpreendeu, pois as discussões, embora fossem voltadas para uma área específica do globo, abrangia todas as coisas que aconteciam na Terra e precisavam serem discutidas. Meus diretores, as voluntárias e todos os delegados foram super acolhedores e guardarei tudo que aprendi com cada um deles para sempre!
11.jpg
A estudante Samilly Gomes, que está se formando em eletroeletrônica e participou pela primeira vez disse que “Participar do MINIONU foi a melhor experiência acadêmica que eu tive no IFMG, o estilo de debate que você aprende a ter é completamente diferente do que usamos normalmente, a forma com que as pessoas usam a geopolítica e a história para discutir sobre pautas atuais importantíssimas faz você ver como tudo está relacionado e como tudo se influencia mutuamente. O único sentimento ruim que eu tive em relação a esse evento foi não ter participado antes, absolutamente nada que eu descrever chega perto de como é se sentir lá dentro, representando alguém e discutindo sobre aquilo. Aconselho fortemente vocês a tentarem!! Os diretores são super gentis e acolhedores e o funcionamento não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo imagina.”

O professor Rafael Barcellos, que acompanhou os estudantes durante todo o período de preparação, agradece a cada um deles pela dedicação, preparo e representação impecável: “Vocês são incríveis!”.

Essa delegação agradece à direção do IFMG de Ribeirão das Neves e, em especial, à equipe do DAP, NAE, e ao motorista Carlinhos pelo trabalho de apoio e assistência estudantil antes e durante todo o evento.

 15.jpg 16.jpg 

17.jpg 14.jpg